Fechamento anterior | 7,60 |
Abertura | 7,63 |
Negócios | 16.161,00 |
Volume | $ 69,22 M |
Mín — Máx (Dia) | 7,57 - 7,75 |
Variação (Mês) | +12.09% |
Variação (2025) | +19.8% |
Variação (52 semanas) | +6.01% |
Receita Líquida | R$ 32,08 B |
Lucro Líquido (LL) | R$ 1,33 B |
Margem Líquida | 4.16% |
Ebitda | R$ 2,46 B |
Margem Ebitda | 7.69% |
Ativo Total | R$ 18,95 B |
Dívida Bruta | R$ 2,27 B |
Dívida Líquida | R$ 609,69 M |
Patrimônio Líquido (PL) | R$ 9,96 B |
Índice de preço sobre lucro (P/L) | 12,80 |
Retorno sobre o PL (ROE) | +13.39% |
Retorno sobre o Capital (ROIC) | +11.27% |
O Grupo Mateus é o quarto maior atacarejo do País, com 137 lojas no Maranhão, Pará e Piauí. Ilson Mateus construiu a rede que hoje emprega mais de 20 mil pessoas do zero, começando com uma pequena mercearia.
O negócio foi crescendo até atingir quase R$ 10 bilhões de faturamento, em 2019. Apesar da atuação regionalmente restrita, a companhia está atrás do Assaí (do GPA), Atacadão (do Carrefour) e do grupo chileno Censosud no nicho de atacarejos.
Antes de começar a trajetória de varejista, o fundador do Grupo atuou por cerca de um ano como garimpeiro. Depois de deixar o local sem encontrar ouro, ele começou outro negócio: a compra e venda de garrafas de vidro. Foi assim que ele chegou a Balsas, no sul do Maranhão, onde percebeu que havia demanda de migrantes do Rio Grande do Sul – que chegaram à área para plantar soja – por produtos básicos.