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Vendendo a janta para comprar o almoço no setor automotivo

Apesar de o mercado ter registrado uma "sobrevida" em agosto, acreditamos que ele não manterá esse desempenho até o final do ano
Por  Raphael Galante
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caros leitores, digníssimas leitoras,

Encerrado o “mês mais longo do ano”, o setor automotivo registrou uma sobrevida com quase 197 mil carros vendidos, representando um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando tivemos 194 mil unidades comercializadas. Entretanto, em comparação com o mês anterior (julho), o setor registrou uma retração de pouco menos de 9%, com cerca de 216 mil carros vendidos.

No acumulado deste ano, já foram vendidos 1,35 milhão de carros, em contraste com os 1,21 milhão vendidos nos primeiros oito meses do ano passado, resultando em um crescimento de 11,2%.

Apesar deste crescimento, acreditamos que ele não se manterá até o final do ano. Quando observamos a média diária de vendas deste ano, ela está em 7,96 mil unidades por mês, enquanto no ano passado encerramos com 7,86 mil unidades por mês.

O gráfico acima mostra que em julho houve uma mega venda devido ao incentivo fiscal dado pelo governo, inflando as vendas deste ano. Isso se reflete também nos meses de junho e agosto, pois o benefício começou no final de junho e os últimos carros remanescentes se esgotaram no início de agosto. Um grande resumo deste pacote do governo é que eles “venderam o almoço para comprar o jantar” (ou melhor, venderam o jantar para comprar o almoço).

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Existe algum vislumbre de melhoria à frente?

A taxa de juros de financiamento retraiu significativamente em julho, chegando a 1,81% ao mês, a menor dos últimos 21 meses, em comparação com os quase 2% ao mês registrados em janeiro deste ano.

No entanto, ainda estamos longe das taxas de 1,3% de três anos atrás, e considerando o ritmo atual da taxa base da SELIC, não deveremos ter melhoras significativas na redução da taxa.

Mas o que rolou de bom até agora neste ano?

No que diz respeito às marcas, o grande destaque foi a Honda automóveis. No ano passado, a marca enfrentou dificuldades com a morte do Civic e a falta de lançamentos, mas com a chegada do novo HRV, apresentou um crescimento notável de 42,3%, ganhando quase 1 ponto percentual de participação de mercado!

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O sucesso do novo HR-V é evidente, já que foi o nono carro mais vendido em agosto, o que é notável para um veículo com preço entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Outra marca que se recuperou foi a VW, que registrou um crescimento de 34% neste ano, saltando de uma participação de mercado de 12,9% no ano passado para 15,5% neste ano.

No entanto, o maior destaque de todos foi a ascensão vermelha no mercado de carros eletrificados!

Em agosto, 1 em cada 2 carros eletrificados vendidos foi de uma marca de origem chinesa (CAOA-Chery, GWM e BYD).

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Quando falamos de carros 100% elétricos, a BYD abocanhou 60% deste mercado. Ou seja, a China mal chegou e já botou banca para cima de todo mundo!

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

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Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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