Como se tornar um trader que faz dinheiro operando day trade

Não existe nada 100% no mercado de renda variável. Você vai perder e seu trabalho será gerenciar essas perdas e manter as operações lucrativas
Por  Guilherme Muniz -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Assim como um atleta profissional, você deve perceber que não será o fim do mundo se perder um jogo ou outro. Você precisa começar com humildade e conquistar aos poucos cada ponto por seu mérito.

No momento em que você se senta para refletir e diferenciar como foi seu início e onde está agora, as emoções tomam conta. Agora, algo que precisa ser destacado é que: o foco é definido por 3 “Cs” –  Coragem, Compostura e Consistência.

Quando você precisar se preparar, evite toda e qualquer distração. Estamos falando de mercado financeiro, isso não é um hobby, não é brincadeira de criança, é um negócio sério. Mesmo um vendedor de água na rua tem comprometimento e consistência para ganhar seus poucos trocados. O mercado “dá muito”, é diferente de qualquer outro negócio, você não é empregado, mas isso não tira as responsabilidades de suas costas.

A maioria dos traders dissipa sua energia e concentração em conversas soltas e arrogantes, quando deveriam estar relaxando após finalizar suas operações, desconectando-se por um tempo e depois se preparando para próxima batalha como em uma guerra… não há tempo para sentar. Você corre e continua correndo.

Você vê um jogador de futebol de alto nível fazendo belas arrancadas, parando por momentos e repetindo isso dezenas de vezes durante um jogo. E, para continuar correndo, ele deve passar por meses de treinamento rigoroso. A diferença para o mercado financeiro é que seu treinamento e negociação são combinações perfeitas.

Já outros tipos de traders preferem se retrair em suas perdas em vez de sentar e olhar seriamente para seus comportamentos, decisões ou até mesmo a falta delas, que os levaram a sérios erros dentro do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Erros pequenos fazem parte do jogo, mas os graves não podem existir. Você tem que elevar o nível de sua consciência, afiar seu método e estratégias de tal forma que se sinta guiado durante suas negociações.

É difícil fazer dinheiro no mercado financeiro? Não!

Você simplesmente precisa obedecer às regras que lhe foram passadas. Ter controle emocional e do seu EGO, ou seja, seja apenas uma ferramenta de execução de cada operação que precisa realizar no mercado.

Se você tem algo certo em mãos, não tenha dúvidas que as perdas existirão. Mas também tenha a certeza de que no final de um período de tempo você estará com um ótimo lucro no bolso.

Apesar de o Day trade ser composto de operações de curto prazo, você deve olhar para os resultados no longo prazo. Pense nisso! Não existe nada 100% no mercado de renda variável. Você vai perder sim, e seu trabalho será gerenciar essas perdas e manter com maestria as operações lucrativas.

Você não vê um fazendeiro ficando doido no início de um plantio, correndo para cima e para baixo, fazendo tudo nos mínimos detalhes. Mas agora olhe como ele se comporta quando colhe os frutos do seu trabalho… com devoção e o coração cheio de gratidão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a “atitude de apostador” estiver presente em suas negociações, você estará fadado ao fracasso, a menos que seja um profissional que saiba quando desistir da mão e quando jogar.

Modere suas expectativas do mercado e ajuste o tamanho de suas posições. Temos mais de 250 dias de negociação/investimento. Então não tenha pressa para chegar ao topo, aproveite a viagem e torne ela enriquecedora para você e seus entes queridos. Seja a pessoa responsável que você é.

Guilherme Muniz CEO da Lobos do Mercado Investimentos e produtor de conteúdo na Clear Corretora

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

A vida dos traders

A indisciplina no trade

Atribuir o insucesso à indisciplina no trade é frequente. Mas muitos usam o termo como justificativa para as atitudes geradas por suas próprias crenças inconscientes