A dualidade do poder de escolha no trading

Será que o poder de escolher o que fazer é bom ou é ruim para o trader?
Por  Guilherme Cardoso -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Você já parou para pensar que nós não fomos treinados para sermos livres?

Desde criança vivemos sob a condição de regras impostas, tínhamos hora para entrar e sair da escola, horário pra ir para o recreio e voltar para a aula.

Com o passar dos anos, tanto na adolescência como na vida adulta, essa mesma condição se repetia dentro do contexto que vivíamos.

O fato é que a maioria de nós não aprendemos a lidar com o poder de escolher.

Por isso, ao longo dos últimos dez anos, percebi que um dos maiores desafios do trader, se não for o maior deles, é saber lidar com o poder de escolha que temos ao operar.

Quando você decide se tornar trader, ganha de presente esse poder de escolher se vai operar ou não, por quanto tempo vai operar, qual exposição de risco vai adotar, qual estratégia irá usar, se vai colocar stop ou fechar o trade na mão, se vai fazer uma preparação antes de operar ou vai abrir o gráfico e sair boletando, e por aí vai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, eu te pergunto: esse poder de escolher o que fazer é bom ou é ruim para o trader?

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”: essa famosa frase do tio de Peter Parker, que marcou para sempre a personalidade do Homem-Aranha, é a melhor resposta para essa pergunta.

O fato é que o acesso à liberdade é sim algo muito bom, desde que tenhamos responsabilidade em usar esse poder de escolha que ganhamos ao decidir ser trader.

Eu sei que você por muitas vezes, em meio aos desafios da nossa profissão, se questiona e duvida da sua própria capacidade, pensa em jogar a toalha e desistir de ser trader.

Meu objetivo com esse texto é mostrar que talvez o que te falta é essa consciência de que durante a vida toda você foi condicionado a fazer o oposto do que precisa para ter sucesso no trading.

Por isso, você não pode deixar a pressa te afogar. Como eu costumo dizer, a consciência é o primeiro passo para a mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora que você tem essa consciência, desejo que você decida escolher desenvolver a paciência, responsabilidade e disciplina para conseguir lidar com esse poder que você ganhou quando decidiu se tornar um trader: o poder de escolha.

Foque no hoje, foque no agora, dê um passo de cada vez, sem pressa, sem choro e sem pausa, e lembre-se que a pessoa que não sabe chorar jamais irá sorrir de verdade.

Aprenda com seus erros e continue fazendo diferente até conseguir, vai valer a pena!

Guilherme Cardoso Trader profissional desde 2013 e criador de uma das maiores comunidades de traders do Brasil, a Comunidade TraderX

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

A vida dos traders

A indisciplina no trade

Atribuir o insucesso à indisciplina no trade é frequente. Mas muitos usam o termo como justificativa para as atitudes geradas por suas próprias crenças inconscientes