Mudanças na Gucci: diretor criativo que ‘resgatou’ a marca está de saída

A saída do diretor criativo, responsável por 'ressuscitar' a popularidade da Gucci, acontece após tensões entre o estilista e a alta gerência da Kering

Mariana Amaro

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Alessandro Michele está deixando o cargo de diretor criativo que ocupou durante sete anos na Gucci, uma das marcas da holding francesa de artigos de luxo Kering (KER) que também é dona de Balenciaga, Alexander McQueen e Saint Laurent.

A decisão foi anunciada pela própria companhia, em comunicado oficial, e por Michele, em suas redes sociais.

No anúncio que publicou em sua conta no Instagram, Michele afirma que “há momentos em que os caminhos se separam devido às diferentes perspectivas que cada um de nós pode ter. Hoje termina para mim uma extraordinária jornada de mais de vinte anos, dentro de uma empresa à qual dediquei incansavelmente todo o meu amor e paixão criativa”. Antes de ocupar a direção, o estilista foi designer de acessórios na marca. No comando criativo da companhia desde 2015, ele foi responsável por resgatar a popularidade da Gucci com estilo extravagante.

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Em comunicado oficial, Marco Bizarri, presidente da Gucci, agradeceu pelo compromisso de 20 anos do designer com a companhia e por sua “visão, devoção e amor incondicional por essa marca única” e afirmou que teve a felicidade de conhecer Alessandro no fim de 2014. “Desde então, tivemos o prazer de trabalhar juntos enquanto a Gucci desenhava seu caminho de sucesso nos últimos oito anos”, afirmou.

François-Henri Pinault, presidente e CEO da Kering também agradeceu pelo comunicado e afirmou que “o caminho que Gucci e Alessandro fizeram juntos nos últimos anos foi único e permanecerá como um momento excepcional na história da marca”.

A saída do estilista, que acontece no momento em que se aproximam as temporadas de festas de fim de ano e de moda, em janeiro, ocorreu após tensões entre o estilista e a alta gerência da Kering, segundo a Reuters.

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A Kering, que possui capital aberto na Bolsa de Paris, tem um valor de mercado de cerca de US$ 70 bilhões e 42 mil funcionários ainda não nomeou um sucessor para o designer, mas afirmou que o escritório de design da marca continuará a levar adiante a direção da Maison até que uma nova organização criativa seja anunciada.

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Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.