Senado pode ter “renovação” de até 50% mesmo com só 1/3 dos assentos em disputa, mas analistas são céticos; veja quem lidera em cada Estado

40 senadores disputam algum cargo nessas eleições, sendo 13 candidatos à reeleição e 19 a governos estaduais; confira os resultados de pesquisas recentes

Marcos Mortari

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Publicidade

Embora apenas 1/3 das vagas do Senado Federal (ou seja, 27 dos 81 assentos) esteja em disputa nas eleições de 2022, a Casa poderia passar por uma mudança muito maior de quadros a partir da próxima legislatura. Isso porque muitos senadores com mandato até 2027 usam da posição para disputar eleições para cargos no Poder Executivo sem o risco de perderem o emprego a partir do ano que vem.

A depender da combinação dos resultados das urnas para o Congresso Nacional e para os cargos de Presidente da República, vice-presidente e governadores, é possível que até metade do Senado Federal seja ocupada por rostos novos, sejam eles eleitos no dia 2 outubro ou suplentes de parlamentares que conseguirem alçar novos voos.

Analistas políticos, porém, são céticos quanto às chances de um elevado índice de “renovação” na câmara alta, seja pelo favoritismo regular de candidatos à reeleição na Casa (13 candidatos neste pleito), seja pela possibilidade reduzida de êxito da maioria dos parlamentares que disputam o governo em seus estados, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A expectativa de especialistas é que o Senado volte à sua “normalidade” em 2022, com uma taxa de renovação muito mais baixa do que aquela observada na última eleição – considerada um ponto fora da curva, com 46 de 54 assentos disputados sendo ocupados por novos nomes (renovação de 85% sobre os cargos disponíveis e de 61% sobre a composição geral da Casa).

Um levantamento feito pelo InfoMoney mostra que, entre os 54 senadores com mandato até 2027, 20 estão disputando algum cargo no Poder Executivo nessas eleições. Em caso de vitória nas urnas, o titular deve renunciar à posição no Poder Legislativo e ceder assento aos suplentes.

Veja a lista completa dos parlamentares nesta situação, os cargos que disputam nessas eleições e seus respectivos suplentes (em destaque os que já exerceram o mandato nesta legislatura):

Continua depois da publicidade

Parlamentar Partido UF Cargo em disputa Suplente 1 Suplente 2
Marcio Bittar União Brasil AC Governo estadual Eduardo Velloso (União Brasil) José Eugênio de Leão Braga – Macapá (MDB)
Sérgio Petecão PSD AC Governo estadual Maria das Vitórias (PSD) Maria Alice Melo de Araújo (MDB)
Rodrigo Cunha União Brasil AL Governo estadual Dra. Eudocia (PSB) Henrique Arruda Guimarães (Podemos)
Eduardo Braga MDB AM Governo estadual Sandra Backsmann Braga (MDB) Miguel Capobiango Neto (MDB)
Izalci Lucas PSDB DF Governo estadual Luis Felipe Belmonte dos Santos (PSC) Andre Felipe de Oliveira da Silva (União Brasil)
Leila Barros PDT DF Governo estadual Leany Barreiro de Sousa Lemos (PSB) Maria Ivonete Gomes do Nascimento (PC do B)
Weverton Rocha PDT MA Governo estadual Roberth Bringel (União Brasil) Suely Torres e Silva (PSB)
Carlos Viana PL MG Governo estadual Castellar Modesto Guimarães Neto (PP) Danilo Martins de Oliveira (PP)
Soraya Thronicke União Brasil MS Presidência da República Rodolfo Oliveira Nogueira (PL) Danny Fabricio Cabral Gomes (Pros)
Zequinha Marinho PL PA Governo estadual Arlindo Penha da Silva (Republicanos) Marco Antônio Marinho da Cunha (Republicanos)
Veneziano Vital do Rêgo MDB PB Governo estadual Ney Robinson Suassuna (Republicanos) Maria Suely Alves de Oliveira Santiago (MDB)
Styvenson Valentim Podemos RN Governo estadual Alisson Taveira Rocha Leal (PTB) Margarida Brandão Fernandes de Araújo – Coronel Margarida (Rede)**
Marcos Rogério PL RO Governo estadual Samuel Pereira de Araujo (PSDB) Severino dos Ramos Marcelino da Silva (PMB)
Luis Carlos Heinze PP RS Governo estadual Ireneu Orth (PP)** Adriana de Lucena Francisco (PP)
Esperidião Amin PP SC Governo estadual Geraldo César Althoff (PSD) Denise Antunes dos Santos (PSD)
Jorginho Mello PL SC Governo estadual Ivete da Silveira (MDB) Jose Roberto Martins (PL)
Alessandro Vieira PSDB SE Governo estadual Fernando Luiz Prado Carvalho Junior (Cidadania) Ildomario Santos Gomes (Rede)**
Rogério Carvalho PT SE Governo estadual Jorge Mitidieri (PSD) Maria da Conceição dos Anjos (PSD)**
Mara Gabrilli PSDB SP Vice-presidência da República Alfredo Cotait Neto (PSD)** Ivani Perrone Boscolo (PSD)**
Irajá PSD TO Governo estadual Marcos de Souza Costa (PRTB) Terciliano Gomes Araujo (PSD)

Fontes: Senado Federal e Tribunal Superior Eleitoral | Levantamento: InfoMoney

* O senador Carlos Portinho substitui Arolde de Oliveira, que morreu de Covid-19 em outubro de 2020. O senador Giordano substitui Major Olimpio, que morreu de Covid-19 em março de 2021.

** Os nomes com dois asteriscos não foram localizados no registro mais recente disponibilizado pelo TSE. Por isso, somente nestes casos, foi utilizada a base de dados das últimas eleições – o que indica risco de alguns dados estarem desatualizados.

Continua depois da publicidade

Dados oferecidos pela assessoria do Senado Federal mostram que 15 desses parlamentares jamais foram substituídos pelos suplentes ao longo de todo o mandato. Ou seja, a renúncia dos titulares representaria a primeira oportunidade de exercício parlamentar para seus suplentes nesta legislatura.

Os registros também mostram que, nos últimos quatro anos, na maioria dos casos em que houve licença, as trocas ocorreram no ano de 2022, durante o período de campanha ou pré-campanha (momento em que a atividade legislativa é menos intensa), e até o momento não superaram 5 meses.

Como o mandato de senador tem duração de 8 anos (e não 4, como outros cargos eletivos) é comum que ocupantes deste cargo decidam participar de outras disputas em anos em que não necessitem renovar o mandato.

Continua depois da publicidade

A garantia do cargo funciona como um incentivo no meio político para que estes parlamentares busquem novas posições ou que apenas trabalhem na construção de suas imagens para disputas futuras, com o aproveitamento de recursos como do fundo eleitoral e sem riscos de perda de posição.

“Como há muitos senadores em meio de mandato, eles tendem a usar a eleição para pleitear um cargo de governo de estado ou então para projetar seu nome visando a reeleição daqui a quatro anos ou algum outro cargo futuro”, explica Carlos Eduardo Borenstein, analista político da consultoria Arko Advice.

O cálculo também é interessante para os partidos, que buscam ampliar sua participação no jogo político, negociar alianças e até construir palanques para candidatos que disputam outros cargos naquelas eleições. Fazer uma mensagem chegar ao maior número possível de eleitores é um dos principais desafios de uma campanha.

Continua depois da publicidade

O cargo mais cobiçado pelos senadores que decidem disputar uma eleição no meio do mandato é o de governador em seus estados, embora não seja rara a participação em outras disputas, como a pela Presidência da República.

No pleito de 2022, três senadoras participam da corrida pelo Palácio do Planalto: Simone Tebet (MDB-MS) e Soraya Thronicke (União Brasil-MS), como titulares de chapa, e Mara Gabrilli (PSDB-SP), como vice na chapa da primeira candidata.

Nos casos de Soraya Thronicke e Mara Gabrilli, como foram eleitas em 2018, elas têm mandato até 2027 – ou seja, poderão seguir como senadoras na próxima legislatura caso sejam derrotadas na corrida presidencial. E com uma vantagem: terão se tornado mais conhecidas nacionalmente pelo eleitorado ao final do processo, um ativo sempre buscado pelos políticos.

Continua depois da publicidade

Já Simone Tebet tem mandato até janeiro do ano que vem – o que significa que, se não vencer a eleição presidencial, ficará sem mandato.

Dos 27 senadores cujos mandatos se encerram nesta legislatura, 20 disputam algum cargo nessas eleições. A maioria (13) tenta a reeleição para permanecer na casa legislativa por mais 8 anos.

Há ainda 3 parlamentares que tentam migrar para a Câmara dos Deputados, 1 que disputa um governo estadual e outro que é suplente de um candidato ao Senado Federal.

Veja a lista completa dos parlamentares cujos mandatos se encerram nesta legislatura e informações sobre a participação ou não de cada um deles nestas eleições:

Parlamentar Partido UF Participa desta eleição? Cargo em disputa
Mailza Gomes* PP AC Sim Vice-governadora
Fernando Collor PTB AL Sim Governo estadual
Omar Aziz PSD AM Sim Reeleição
Davi Alcolumbre União Brasil AP Sim Reeleição
Otto Alencar PSD BA Sim Reeleição
Tasso Jereissati PSDB CE Não
Reguffe Sem partido DF Não
Rose de Freitas MDB ES Sim Reeleição
Luiz Carlos do Carmo* PSC GO Não
Roberto Rocha PTB MA Sim Reeleição
Alexandre Silveira* PSD MG Sim Reeleição
Simone Tebet MDB MS Sim Presidência da República
Wellington Fagundes PL MT Sim Reeleição
Paulo Rocha PT PA Não
Nilda Gondim* MDB PB Não
Fernando Bezerra Coelho MDB PE Não
Elmano Férrer PP PI Sim Deputado federal
Alvaro Dias Podemos PR Sim Reeleição
Romário PL RJ Sim Reeleição
Jean Paul Prates* PT RN Sim 1º suplente de senador
Acir Gurgacz PDT RO Sim Reeleição
Telmário Mota Pros RR Sim Reeleição
Lasier Martins Podemos RS Sim Deputado federal
Dário Berger PSB SC Sim Reeleição
Maria do Carmo Alves PP SE Não
José Serra PSDB SP Sim Deputado federal
Kátia Abreu PP TO Sim Reeleição

Fontes: Senado Federal e Tribunal Superior Eleitoral | Levantamento: InfoMoney

* A senadora Mailza Gomes substitui Gladson Cameli, eleito governador do Acre em 2018. O senador Luiz Carlos do Carmo substitui Ronaldo Caiado, eleito governador de Goiás em 2018. O senador Alexandre Silveira substitui Antonio Anastasia, que renunciou em 2022 para assumir como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A senadora Nilda Gondim substitui José Maranhão, que morreu de complicações da Covid-19 em fevereiro de 2021. O senador Jean Paul Prates substitui Fátima Bezerra, eleita governadora do Rio Grande do Norte em 2018.

** Os suplentes considerados neste levantamento são somente aqueles que ocupam assento de forma definitiva, em razão de falecimento ou renúncia do titular do cargo.

Dos 13 senadores que tentam a reeleição, ao menos 8 têm candidaturas altamente competitivas, considerando os dados das pesquisas de intenção de voto: Omar Aziz (PSD-AM), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Rose de Freitas (MDB-ES), Alexandre Silveira (PSD-MG), Wellington Fagundes (PL-MT), Alvaro Dias (Podemos-PR) e Romário (PL-RJ).

Já os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Dario Berger (PSB-SC), Telmário Mota (Pros-RR) e Kátia Abreu (PP-TO) enfrentam as situações mais desafiadoras em seus estados.

Mas o elevado índice de eleitores que desejam votar em branco, anular o voto ou ainda não decidiram seus candidatos mostra que o quadro geral ainda é marcado por profunda incerteza e volatilidade – o que indica chances de mudanças bruscas até o dia da eleição.

As pesquisas utilizadas para este levantamento mostram que, em média, mais de 25% dos eleitores nos estados, não indicam um candidato para votar mesmo em cenário estimulado e a 18 dias do primeiro turno. Em 10 das 27 UFs os “não votos” somam 30% ou mais.

O quadro é o oposto ao da eleição presidencial, em que os levantamentos indicam elevado nível de cristalização da preferência do eleitorado.

“Pesquisas sobre a disputa no Senado são complicadas. É a eleição majoritária que mais tem surpresa, porque as pessoas escolhem o candidato na última hora. Sempre há grandes surpresas”, avalia o cientista político Ricardo Ribeiro, sócio da consultoria Ponteio Política.

A disputa por assentos no Senado Federal também tem diversos ex-governadores no páreo – o que pode inflar os dados de “renovação”, mas não entregar a ideia de rostos efetivamente novos para a casa legislativa em 2023.

As pesquisas de intenção de voto apontam para chances elevadas de êxito para as candidaturas de Camilo Santana (PT-CE), Renan Filho (MDB-AL), Flávio Dino (PSB-MA) e Wellington Dias (PT-PI), que deixaram neste ano o Poder Executivo em seus estados e agora tentam uma vaga no Congresso Nacional.

Veja o que indicam algumas das pesquisas mais recentes para o Senado:

UF Eleitores Instituto Número de registro Data de divulgação Candidato 1 Candidato 2 Candidato 3 Candidato 4 Candidato 5 Candidato 6 Candidato 7 Candidato 8 Candidato 9 Candidato 10 B/N/I/NS/NR Margem de erro
AC 588.433 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AC-09020/2022 29/08/2022 Alan Rick (União Brasil): 29% Ney Amorim (Podemos): 17% Marcia Bittar (PL): 15% Dr. Jenilson Leite (PSB): 10% Dra Vanda Milani (Pros): 5% Nazareth Araújo (PT): 2% Dimas Sandas (Agir): 1% 21% 3 p.p.
AC 588.433 Real Time Big Data AC-09556/2022 13/09/2022 Alan Rick (União Brasil): 26% Marcia Bittar (PL): 18% Ney Amorim (Podemos): 16% Jenilson Leite (PSB): 11% Nazaré Araújo (PT): 6% Vanda Milani (Pros): 5% Beyruth (PSDB): 1% Dimas Sandas (Agir): 0% Sanderson Moura (PSOL): 0% 17% 3 p.p.
AL 2.325.656 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AL-00838/2022 01/09/2022 Renan Filho (MDB): 56% Davi Davino Filho (PP): 17% Do Valle (PROS): 4% Bombeiro Militar Suzana Souza (PMB): 1% Mário Agra (PSOL): 1% 21% 3 p.p.
AM 2.647.748 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AM- 06012/2022 24/08/2022 Omar Aziz (PSD): 29% Arthur Neto (PSDB): 25% Coronel Menezes (PL): 12% Luiz Castro (PDT): 8% Pastor Peter Miranda (AGIR): 4% Marília Freire (PSOL): 2% Bessa (Solidariedade) 1% 20% 3 p.p.
AM 2.647.748 Real Time Big Data AM-04749/2022 13/09/2022 Omar Aziz (PSD): 29% Arthur Virgílio Neto (PSDB): 22% Coronel Menezes (PL): 20% Luiz Castro (PDT): 5% Marília Freire (PSOL): 2% Pastor Peter Miranda (Agir): 1% Bessa (Solidariedade): 0% 21% 3 p.p.
AP 550.687 Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos AP-03659/2022 06/09/2022 Davi Alcolumbre (União Brasil): 43% Rayssa Furlan (MDB): 22% Capi (PSB): 15% Pastor Guaracy (PTB): 4% Sueli Pini (PRTB): 2% Valdenor Guedes (Avante): 1% Gilberto Laurindo (Patriota): 0% Marinaldo de Sousa (PCO): 0% 13% 3,3 p.p.
BA 11.291.528 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) BA-02873/2022 26/08/2022 Otto Alencar (PSD): 30% Cacá Leão (PP): 11% Raissa Soares (PL): 7% Tâmara Azevedo (PSOL): 5% Marcelo Barreto (PMN): 5% Cícero Araújo (PCO): 4% 37% 3 p.p.
BA 11.291.528 Real Time Big Data BA-04374/2022 05/09/2022 Otto Alencar (PSD): 25% Cacá Leão (PP): 17% Raissa Soares (PL): 12% Tâmara Azevedo (PSOL): 4% Marcelo Barreto (PMN): 0% Cícero Araújo (PCO): 0% 42% 3 p.p.
CE 6.820.673 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) CE-08708/2022 01/09/2022 Camilo Santana (PT): 71% Kamila Cardoso (Avante): 6% Érika Amorim (PSD): 3% Carlos Silva (PSTU): 2% 18% 3 p.p.
DF 2.203.045 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) DF-02073/2022 06/09/2022 Flávia Arruda (PL): 31% Damares Alves (Republicanos): 19% Rosilene Corrêa (PT): 9% Joe Valle (PDT): 3% Tenente Cel. Sousa Júnior (DC): 2% Dr. Carlos Rodrigues (PSD): 1% Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede): 1% Expedito Mendonça (PCO): 1% Marcelo Hipólito (PTB): 1% 33% 3 p.p.
DF 2.203.045 Real Time Big Data DF-02328/2022 12/09/2022 Flávia Arruda (PL): 28% Damares Alves (Republicanos): 22% Rosilene Corrêa (PT): 13% Joe Valle (PDT): 3% Tenente Cel. Sousa Júnior (DC): 1% Dr. Carlos Rodrigues (PSD): 1% Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede): 1% Hélio José (PROS): 1% Marcelo Hipólito (PTB): 0% Expedito Mendonça (PCO): 0% 30% 3 p.p.
ES 2.921.506 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) ES-02445/2022 02/09/2022 Magno Malta (PL): 27% Rose de Freitas (MDB): 27% Erick Musso (Republicanos): 5% Carone (Agir): 4% Nelson Júnior (Avante): 3% Coronel Lugato (DC): 3% Antonio Bungestab (PRTB): 1% Gilberto Campos (Psol): 1% Filipe Skiter (PSTU): 0% 30% 3 p.p.
GO 4.870.354 Real Time Big Data GO-08106/2022 25/08/2022 Marconi Perillo (PSDB): 27% Delegado Waldir (União Brasil): 15% João Campos (Republicanos): 8% Alexandre Baldy (PP): 7% Wilder Morais (PL): 7% Vilmar Rocha (PSD): 6% Manu Jacob (PSOL): 2% Denise Caravalho (PCdoB): 2% Leonardo Rizzo (Novo): 1% Antônio Paixão (PCO): 0% 25% 3 p.p.
GO 4.870.354 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) GO-02234/2022 25/08/2022 Marconi Perillo (PSDB): 24% Delegado Waldir (União Brasil): 18% João Campos (Republicanos): 7% Alexandre Baldy (PP): 4% Vilmar Rocha (PSD): 4% Wilder Morais (PL): 4% Antônio Paixão (PCO): 2% Denise Carvalho (PCdoB): 2% Leonardo Rizzo (Novo): 1% Manu Jacob (PSOL): 1% 34% 3 p.p.
MA 5.042.999 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MA-06254/2022 23/08/2022 Flávio Dino (PSB): 50% Roberto Rocha (PTB): 21% Pastor Ivo Nogueira (Democracia Cristã): 4% Saulo Arcangeli (PSTU): 2% Antonia Cariongo (PSOL): 1% 23% 3 p.p.
MG 16.290.870 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MG-02838/2022 06/09/2022 Cleitinho (PSC): 18% Alexandre Silveira (PSD): 13% Marcelo Aro (PP): 10% Pastor Altamiro Alves (PTB): 4% Sara Azevedo (PSOL): 4% Bruno Miranda (PDT): 4% Irani Gomes (PRTB): 2% Naomi de Almeida (PCO): 1% Dirlene Marques (PSTU): 1% 44% 3 p.p.
MG 16.290.870 Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos MG-09401/2022 09/09/2022 Cleitinho Azevedo (PSC): 21% Alexandre Silveira (PSD): 12% Marcelo Aro (PP): 10% Sara Azevedo (PSOL): 4% Pastor Altamiro Alves (PTB): 4% Bruno Miranda (PDT): 2% Irani Gomes (PRTB): 1% Naomi de Almeida (PCO): 0% Dirlene Marques (PSTU): 0% 45% 2 p.p.
MS 1.996.510 Real Time Big Data MS-08696/2022 05/09/2022 Tereza Cristina (PP): 41% Odilon de Oliveira (PSD): 16% Luiz Henrique Mandetta (União Brasil): 12% Tiago Botelho (PT): 6% Jeferson Bezerra (Agir): 1% Anizio Tocchio (PSOL): 1% 23% 3 p.p.
MS 1.996.510 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MS-06162/2022 31/08/2022 Tereza Cristina (PP): 38% Juiz Odilon (PSD): 18% Mandetta (União Brasil): 13% Professor Tiago Botelho (PT): 4% Jeferson Bezerra (Agir): 2% Anizio Tocchio (PSOL): 1% 25% 3 p.p.
MT 2.469.414 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MT-03831/2022 31/08/2022 Wellington Fagundes (PL): 39% Neri Geller (PP): 10% Antônio Galvan (PTB): 4% Jorge Yanal (DC): 4% José Roberto (PSOL): 4% Feliciano Azuaga (Novo): 2% Kassio Coelho (Patriota): 2% 35% 3 p.p.
PA 6.082.312 Real Time Big Data PA-07332/2022 05/09/2022 Mario Couto (PL): 17% Beto Fato (PT): 16% Pioneiro (PSDB): 10% Flexa (PP): 9% Delegado Jardel (Podemos): 7% Renata Fonseca (PRTB): 2% Professor João Santiago (PSTU): 1% Sabbá (PMB): 1% 37% 3 p.p.
PA 6.082.312 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PA-04424/2022 03/09/2022 Mario Couto (PL): 15% Beto Faro (PT): 12% Flexa Ribeiro (PP): 9% Delegado Jardel (PODEMOS): 8% Pioneiro (PSDB): 7% Renata Fonseca (PRTB): 3% Professor João Santiago (PSTU): 2% Sabbá (PMB): 2% Gideon (PTB): 1% Paulo Castelo Branco (PROS): 1% 41% 3 p.p.
PB 3.091.684 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PB-04909/2022 29/08/2022 Ricardo Coutinho (PT): 30% Efraim Filho (União Brasil): 20% Pollyanna Dutra (PSB): 8% Bruno Roberto (PL): 5% Manoel Messias (PCO): 2% Sérgio Queiroz (PRTB): 2% Alexandre Soares (PSOL): 1% André Ribeiro (PDT): 1% 31% 3 p.p.
PE 7.018.098 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PE-06654/2022 06/09/2022 Teresa Leitão (PT): 24% André de Paula (PSD): 10% Guilherme Coelho (PSDB): 9% Gilson Machado (PL): 9% Roberta Rita (PCO): 3% Esteves Jacinto (PRTB): 3% Dayse Medeiros (PSTU): 3% Carlos Andrade Lima (União Brasil): 2% Eugênia Lima (PSOL): 2% 36% 3 p.p.
PI 2.573.810 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PI-05214/2022 12/09/2022 Wellington Dias (PT): 46% Joel Rodrigues (PP): 26% Albetiza Moreira (PCO): 1% George Mágno (PSOL) 1% Professor Ajosé (PMN): 1% Gervásio Santos (PSTU): 1% 23% 3 p.p.
PR 8.475.632 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PR-07859/2022 24/08/2022 Alvaro Dias (Podemos): 35% Sergio Moro (União Brasil): 24% Paulo Martins (PL): 4% Aline Sleutjes (Pros): 2% Orlando Pessuti (MDB): 2% Rosane Ferreira (PV): 2% Desiree (PDT): 1% Dr Saboia (PMN): 1% Roberto França da Silva Junior (PCO): 1% Laerson Matias (PSOL): 0% 28% 3 p.p.
PR 8.475.632 Real Time Big Data PR-06612/2022 16/08/2022 Sergio Moro (União Brasil): 30% Álvaro Dias (Podemos): 27% Paulo Martins (PL): 8% Aline Sleutjes (Pros): 2% Rosane Ferreira (PV): 2% Orlando Pessuti (MDB): 1% Laerson Matias (PSOL): 1% Desiree Salgado (PDT): 1% Carlos Saboia (PMN): 1% Roberto França (PCO): 0% 27% 3 p.p.
RJ 12.827.296 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RJ-01599/2022 06/09/2022 Romário (PL): 32% Clarissa (União Brasil): 8% Alessandro Molon (PSB): 7% Cabo Daciolo (PDT): 7% André Ceciliano (PT): 7% Daniel Silveira (PTB): 6% Prof. Helvio Costa (DC): 1% Bárbara Sinedino (PSTU): 1% Raul (UP): 1% Hermano Lemme (PCO): 1% 28% 3 p.p.
RJ 12.827.296 Datafolha RJ-06061/2022 01/09/2022 Romário (PL): 31% Alessandro Molon (PSB): 12% Clarissa Garotinho (União Brasil): 8% Cabo Daciolo (PDT): 8% André Ceciliano (PT): 6% Daniel Silveira (PTB): 6% Dr Paulo Marcelo (PMB): 1% Raul (UP): 1% Bárbara Sinedino (PSTU): 1% Prof Helvio Costa (DC): 1% 23% 3 p.p.
RN 2.554.727 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RN-05706/2022 09/09/2022 Carlos Eduardo (PDT): 27% Rogério Marinho (PL): 21% Rafael Motta (PSB): 14% Pastor Silvestre (PMN): 2% Geraldo Pinho (Podemos): 2% Shirlei Medeiros (DC): 2% Dario Barbosa (PSTU): 1% Freitas Jr (PSOL): 1% Marcos do MLB (UP): 1% Marcelo Guerreiro (PRTB): 1% 28% 3 p.p.
RO 1.230.987 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RO-08675/2022 24/08/2022 Mariana Carvalho (Republicanos): 20% Expedito Junior (PSD): 18% Jaqueline Cassol (PP): 16% Acir Gurgacz (PDT): 7% Jaime Bagattoli (PL): 6% Cláudia Moura (MDB): 3% Pastor Josinelio (PMB): 3% Dra Rosangela Lázaro (Agir): 2% 25% 3 p.p.
RR 366.240 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RR-07397/2022 29/08/2022 Dr. Hiran (PP): 26% Romero Jucá (MDB): 26% Telmário Mota (PROS): 12% Juiz Helder Girão (PMN): 5% Maranhão do Povão (PDT): 2% Dr. Ilderson (PTB): 2% Bartô Macuxi (PSOL): 1% Maurício Costa (Patriota): 1% Ozéas Colares (Podemos): 1% 24% 3 p.p.
RS 8.593.469 Real Time Big Data RS-08354/2022 05/09/2022 General Hamilton Mourão (Republicanos): 28% Olívio Dutra (PT): 25% Ana Amélia Lemos (PSD): 20% Comandante Nádia (PP): 3% Professor Nado (Avante): 1% Maristela Zanotto. (PSC): 0% Airto Ferronato (PSB): 0% Fabiana Sanguiné (PSTU): 0% Francisco Settineri (PCO): 0% 23% 3 p.p.
RS 8.593.469 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RS-07668/2022 02/09/2022 Olívio Dutra (PT): 28% Ana Amélia Lemos (PSD): 25% Hamilton Mourão (Republicanos): 18% Comandante Nádia (PP): 3% Maristela Zanotto (PSC): 2% Paulo Roberto da Rosa (DC): 2% Professor Nado (Avante): 2% Airto Ferronato (PSB): 1% Fabiana Sanguiné (PSTU): 1% 18% 3 p.p.
SC 5.489.658 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) SC-01218/2022 23/08/2022 Raimundo Colombo (PSD): 26% Dario Berger (PSB): 9% Celso Maldaner (MDB): 7% Kennedy Nunes (PTB): 6% Jorge Seif (PL): 4% Luiz Barboza (Novo): 3% Caroline Sant’ Anna (PCO): 2% Afrânio Boppré (PSOL): 1% Chris Stuart (PSC): 1% Gilmar Salgado (PSTU): 1% 40% 3 p.p.
SE 1.671.801 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) SE-03430/2022 25/08/2022 Valadares Filho (PSB): 20% Eduardo Amorim (PL): 18% Danielle Garcia (Podemos): 17% Laércio (PP): 11% Airton Costa (DC): 2% Henri Clay (PSOL): 2% Heraldo Goes (PSTU): 2% 29% 3 p.p.
SP 34.667.793 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) SP-04493/2022 06/09/2022 Márcio França (PSB): 31% Astronauta Marcos Pontes (PL): 13% Janaina Paschoal (PRTB): 5% Aldo Rebelo (PDT): 4% Edson Aparecido (MDB): 3% Ricardo Mellão (Novo): 3% Vivian Mendes (Unidade Popular): 2% Antônio Carlos (PCO): 2% Prof. Tito Bellini (PCB): 2% Mancha Coletivo Socialista (PSTU): 1% 34% 3 p.p.
SP 34.667.793 Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos SP-04685/2022 08/09/2022 Márcio França (PSB): 25% Marcos Pontes (PL): 23% Janaína Paschoal (PRTB): 7% Aldo Rebelo (PDT): 2% Edson Aparecido (MDB): 2% Antonio Carlos (PCO): 1% Ricardo Mellão (Novo): 1% Tito Bellini (PCB): 1% Vivian Mendes (UP): 1% Dr. Azkoul (DC): 0% 36% 2 p.p.
SP 34.667.793 Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) SP-09627/2022 09/09/2022 Márcio França (PSB): 28% Marcos Pontes (PL): 15% Janaina Paschoal (PRTB): 8% Edson Aparecido (MDB): 3% Aldo Rebelo (PDT): 3% Ricardo Mellão (Novo): 1% Vivian Mendes (UP): 1% Mancha Coletivo Socialista (PSTU): 1% Tito Bellini (PCB): 1% Antônio Carlos (PCO): 0% 39% 3 p.p.
TO 1.094.003 Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) TO-04301/2022 23/08/2022 Professora Dorinha (União): 19% Kátia (PP): 18% Mauro Carlesse (Agir): 9% Carlos Amastha (PSB): 8% Ataídes de Oliveria (PROS): 7% Pastor Claudemir Lopes (Patriota): 2% Vanderlan Gomes (PRTB): 2% Vilela do PT (PT): 2% Andreia Schmidt (PMB): 1% Bispo Guaracy (Avante): 1% 29% 3 p.p.

Apesar de 19 senadores estarem em disputa pelo comando do governo em seus estados, as expectativas dos especialistas são de baixas chances de vitória para a maioria deles.

“A maior parte dos senadores que está saindo para se candidatar a governos tem poucas chances de ser vencedora. Mas isso não significa que estejam usando uma estratégia ruim. Pelo contrário, vários deles fazem isso para consolidar seus nomes para as eleições seguintes”, avalia o cientista político Vitor Oliveira, sócio-diretor da consultoria Pulso Público.

“É uma velha tática que existe na política brasileira lançar-se candidato na [eleição] majoritária, sabendo que não tem condição de ganhar, mas para reforçar o recall, a posição no conhecimento do eleitor”, pontua. Desta forma, a eleição de meio de mandato funciona como uma espécie de “treino” para boa parte dos parlamentares, que aproveitam a oportunidade para construir uma imagem junto ao eleitor.

Os dados de pesquisas de intenções de voto reforçam tal percepção (em destaque estão os candidatos com mandato no Senado Federal):

UF Eleitores Região Instituto Número de registro Data de divulgação Cargo Candidato 1 Candidato 2 Candidato 3 Candidato 4 Candidato 5 Candidato 6 Candidato 7 Candidato 8 Candidato 9 Candidato 10 B/N/I/NS/NR Margem de erro
AC 588.433 Norte Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AC-09020/2022 29/08/2022 Governador Gladson Cameli (PP): 51% Jorge Viana (PT): 27% Mara Rocha (MDB): 6% Petecão (PSD): 5% Marcio Bittar (União Brasil): 2% Professor Nilson (Psol): 1% 7% 3 p.p.
AC 588.433 Norte Real Time Big Data AC-09556/2022 13/09/2022 Governador Gladson Cameli (PP): 45% Jorge Viana (PT): 21% Mara Rocha (MDB): 9% Sérgio Petecão (PSD): 6% Márcio Bittar (União Brasil): 6% Nilson Euclides (PSOL): 0% David Hall (Avante): 0% 13% 3 p.p.
AL 2.325.656 Nordeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AL-00838/2022 01/09/2022 Governador Paulo Dantas (MDB): 24% Rodrigo Cunha (União Brasil): 21% Fernando Collor (PTB): 17% Rui Palmeira (PSD): 15% Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 1% Luciano Almeida (PRTB): 1% Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1% 21% 3 p.p.
AM 2.647.748 Norte Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) AM- 06012/2022 24/08/2022 Governador Amazonino Mendes (Cidadania): 30% Wilson Lima (União Brasil): 30% Eduardo Braga (MDB): 16% Ricardo Nicolau (Solidariedade): 5% Carol Braz (PDT): 2% Henrique Oliveira (Podemos): 2% Nair Blair (Agir): 1% Dr. Israel Tuyuka (PSOL): 0% 14% 3 p.p.
AM 2.647.748 Norte Real Time Big Data AM-04749/2022 13/09/2022 Governador Wilson Lima (União Brasil): 34% Amazonino Mendes (Cidadania): 29% Eduardo Braga (MDB): 16% Ricardo Nicolau (Solidariedade): 5% Henrique Oliveira (Podemos): 2% Carol Braz (PDT): 2% Nair Blair (Agir): 0% Dr. Israel Tuyuka (PSOL): 0% 12% 3 p.p.
DF 2.203.045 Centro-Oeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) DF-02073/2022 06/09/2022 Governador Ibaneis Rocha (MDB): 46% Paulo Octávio (PSD): 9% Leila do Vôlei (PDT): 9% Leandro Grass (PV): 8% Izalci (PSDB): 5% Keka Bagno (PSOL): 1% Renan Arruda (PCO): 1% Coronel Moreno (PTB): 1% 20% 3 p.p.
DF 2.203.045 Centro-Oeste Real Time Big Data DF-02328/2022 12/09/2022 Governador Ibaneis Rocha (MDB): 47% Leandro Grass (PV): 10% Leila do Vôlei (PDT): 9% Paulo Octávio (PSD): 8% Izalci (PSDB): 5% Renan Arruda (PCO): 1% Keka Bagno (PSOL): 1% Coronel Moreno (PTB): 1% Robson da Silva (PSTU): 0% Lucas Salles (DC): 0% 18% 3 p.p.
MA 5.042.999 Nordeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MA-06254/2022 23/08/2022 Governador Carlos Brandão (PSB): 28% Weverton Rocha (PDT): 16% Edivaldo Holanda Junior (PSD): 14% Lahesio Bonfim (PSC): 10% Joás Moraes (Democracia Cristã): 2% Enilton Rodrigues (PSOL): 1% Frankle Costa (PCB): 1% Simplício Araújo (Solidariedade): 1% 28% 3 p.p.
MG 16.290.870 Sudeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) MG-02838/2022 06/09/2022 Governador Romeu Zema (Novo): 47% Alexandre Kalil (PSD): 31% Carlos Viana (PL): 2% Lorene Figueiredo (PSOL): 1% Marcus Pestana (PSDB): 1% Renata Regina (PCB): 1% Vanessa Portugal (PSTU): 1% 16% 3 p.p.
MG 16.290.870 Sudeste Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos MG-09401/2022 09/09/2022 Governador Romeu Zema (Novo): 47% Alexandre Kalil (PSD): 28% Carlos Viana (PL): 2% Vanessa Portugal (PSTU): 1% Marcus Pestana (PSDB): 1% Renata Regina (PCB): 1% Outros: 1% 18% 2 p.p.
PA 6.082.312 Norte Real Time Big Data PA-07332/2022 05/09/2022 Governador Helder Barbalho (MDB): 67% Zequinha Marinho (PL): 11% Adolfo Oliveira (PSOL): 2% Major Marcony (Solidariedade): 2% Dr. Felipe (PRTB): 1% Cléber Rabelo (PSTU): 1% 16% 3 p.p.
PA 6.082.312 Norte Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PA-04424/2022 03/09/2022 Governador Helder Barbalho (MDB): 65% Zequinha Marinho (PL): 13% Doutor Felipe (PRTB): 2% Adolfo Oliveira (PSOL): 1% Cleber Rabelo (PSTU): 1% Major Marcony (SOLIDARIEDADE): 1% Paulo Roseira (AGIR): 1% Sofia Couto (PMB): 1% Shirley de Souza (PROS): 0% 16% 3 p.p.
PB 3.091.684 Nordeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) PB-04909/2022 29/08/2022 Governador João Azevêdo (PSB): 32% Pedro Cunha Lima (PSDB): 16% Nilvan Ferreira (PL): 15% Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 14% Adjany Simplicio (PSOL): 1% Adriano Trajano (PCO): 1% Major Fábio (PRTB): 1% Antônio Nascimento (PSTU): 0% 20% 3 p.p.
RN 2.554.727 Nordeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RN-05706/2022 09/09/2022 Governador Fátima Bezerra (PT): 49% Capitão Styvenson (Podemos): 20% Fábio Dantas (Solidariedade): 8% Clorisa Linhares (PMB): 3% Rosalia Fernandes (PSTU): 1% Rodrigo Vieira (DC): 1% Danniel Morais (PSOL): 1% Bento (PRTB): 1% Nazareno Neris (PMN): 0% 16% 3 p.p.
RO 1.230.987 Norte Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RO-08675/2022 24/08/2022 Governador Coronel Marcos Rocha (União): 30% Ivo Cassol (PP): 29% Marcos Rogério (PL): 13% Léo Moraes (Podemos): 6% Daniel Pereira (Solidariedade): 2% Pimenta de Rondônia (PSOL): 2% Comendador Val Queiroz (Agir): 1% 17% 3 p.p.
RS 8.593.469 Sul Real Time Big Data RS-08354/2022 05/09/2022 Governador Eduardo Leite (PSDB): 31% Onyx Lorenzoni (PL): 26% Edegar Pretto (PT): 12% Luís Carlos Heinze (PP): 5% Vieira da Cunha (PDT): 2% Roberto Argenta (PSC): 2% Ricardo Jobim (Novo): 1% Rejane de Oliveira (PSTU): 0% Vicente Bogo (PSB): 0% Paulo Roberto (PCO): 0% 21% 3 p.p.
RS 8.593.469 Sul Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) RS-07668/2022 02/09/2022 Governador Eduardo Leite (PSDB): 38% Onyx Lorenzoni (PL): 24% Edegar Pretto (PT): 9% Luis Carlos Heinze (PP): 6% Roberto Argenta (PSC): 2% Vieira da Cunha (PDT): 2% Paulo Roberto (PCO): 1% Rejane de Oliveira (PSTU): 1% Ricardo Jobim (Novo): 1% Vicente Bogo (PSB): 1% 16% 3 p.p.
SC 5.489.658 Sul Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) SC-01218/2022 23/08/2022 Governador Moisés (Republicanos): 23% Jorginho Mello (PL): 16% Esperidião Amin (PP): 15% Gean Loureiro (União Brasil): 8% Décio Lima (PT): 6% Odair Tramontin (Novo): 2% Jorge Boeira (PDT): 1% Leandro Borges (PCO): 1% Professor Alex Alano (PSTU): 1% Ralf Zimmer (PROS): 1% 27% 3 p.p.
SE 1.671.801 Nordeste Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) SE-03430/2022 25/08/2022 Governador Valmir de Francisquinho (PL): 29% Fábio (PSD):16% Rogério Carvalho (PT): 12% Delegado Alessandro (PSDB): 9% Dr. Cláudio médico geriatra (DC):1% Prof. Aroldo Félix (UP): 1% Elinos Sabino (PSTU): 0% Niully Campos (PSOL): 0% 31% 3 p.p.
TO 1.094.003 Norte Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) TO-04301/2022 23/08/2022 Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos): 40% Ronaldo Dimas (PL): 17% Irajá (PSD): 8% Paulo Mourão (PT): 8% Carmen Hannud (PCO): 1% Coronel Ricardo Macedo (PMB): 1% Dr. Luciano de Castro (DC): 1% Karol Chaves (PSOL): 1% 24% 3 p.p.

Apesar das múltiplas candidaturas de senadores a governos, a aposta de analistas é que a maioria deles continue na casa legislativa a partir de janeiro de 2023 − o que, somado à expectativa de alta taxa de reeleição daqueles cujo mandato se encerra em 2022, deve oferecer uma taxa modesta de renovação.

“Há uma correlação muito forte entre eleição majoritária e a reeleição do incumbente. Há exemplos mundo afora. E a tendência é ter uma taxa de renovação de, no máximo, 25%/30% dos cargos em disputa [no Senado Federal]“, projeta Oliveira.

Leitura similar tem Carlos Eduardo Borenstein. Para ele, há pelo menos dois fatores que contribuem para uma diminuição da taxa de renovação no Senado Federal na eleição de 2022 em comparação com os últimos dois pleitos: 1) a perda de força do sentimento antissistema e do lavajatismo e; 2) a tendência de “continuismo” expressa nas pesquisas de opinião e na disputa para os governos estaduais.

“Comparando com 2018, temos uma eleição mais próxima da normalidade. Não é aquela eleição disruptiva, antissistema, e com o movimento do lavajatismo, que pressionava o sistema de fora para dentro”, projeta.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.