Conteúdo oferecido por

XP expande a oferta de COEs com exposição à renda fixa no exterior e lança novo produto atrelado ao risco de crédito de empresa petrolífera da Colômbia (Ecopetrol)

Nova emissão, com aplicações a partir de R$ 1 mil, possui pagamento de juros semestrais e reforça o acesso ao mercado de crédito internacional

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Versatilidade define os Certificados de Operações Estruturadas (COEs). A modalidade de investimento está em ascensão no Brasil. No mês de setembro, o estoque de recursos em COEs no país atingiu R$ 62 bilhões, um aumento de 32% nos últimos 12 meses, segundo dados da B3.

A XP, que distribui o produto desde 2016 e mantém uma mesa dedicada à estruturação da modalidade desde 2019, promove cada vez mais estruturas inovadoras, sendo a iniciativa mais recente a emissão de produtos com o objetivo de facilitar o acesso às notas estruturadas com exposição à títulos de renda fixa internacional. No mês de outubro, a novidade foi o lançamento de um produto atrelado ao risco de crédito da empresa petrolífera da Colômbia, a Ecopetrol.

Na prática, o investidor que adquirir este COE agrega à carteira um título com exposição à renda fixa no exterior, com riscos de crédito do Banco XP e da Ecopetrol, maior empresa colombiana com foco na exploração e refino do petróleo.

Continua depois da publicidade

Por meio deste investimento, o investidor terá exposição ao fluxo de pagamentos de um título de dívida internacional (Bond), sem risco de variação cambial. A taxa prefixada será conhecida no momento de emissão do COE.

“O produto é um investimento local que permite exposição ao risco de crédito de um título de dívida internacional. Trata-se de uma opção interessante para diversificar a carteira, especialmente para quem busca produtos descorrelacionados com a economia doméstica”, diz Victor Vallim, Head de Sales COE da XP.

Curadoria de Investimento

Publicidade

A linha de produtos é uma novidade no mercado brasileiro. “A ideia é ampliar o leque de oportunidades de investimentos e que este tipo de produto esteja cada vez mais presente no dia-a-dia dos nossos clientes”, afirma Vallim.

“Contamos com um time dedicado à curadoria e à análise minuciosa das empresas buscando ofertar as melhores opções de títulos internacionais”, complementa. Como exemplo, a Ecopetrol possui uma nota de crédito de BB+ segundo a Fitch Rating, uma das principais agências classificadoras de risco, superando as notas de crédito global de Brasil e da sua competidora local, a Petrobrás, ambas classificadas como BB.

Possibilidade de retornos expressivos

Continua depois da publicidade

Uma das vantagens de se investir em COEs com exposição similar à de títulos de renda fixa é o atrativo das taxas prefixadas que estão sendo praticadas e que tem chamado a atenção em comparação à renda fixa tradicional.

A rentabilidade do produto é fruto de um ambiente de juros elevados no mercado internacional de Bonds ocasionado pelo ambiente de juros altos americanos e do diferencial de juros existente entre estes mercados e o Brasil. “Temos realizado emissões muito atraentes em termos de retorno”, afirma Vallim.

“O ideal é que o investidor mantenha o ativo na carteira até o vencimento, no caso desse produto é 2033. No entanto, a partir do 3º mês de sua emissão, é possível realizar a cotação de saída do ativo antes do seu vencimento. Nessa oportunidade, o preço apresentado será sob as condições de mercado, levando em considerações as movimentações do preço do Bond e do diferencial de juros locais e internacionais. É importante o investidor considerar que existe o risco de que essa saída antecipada seja realizada por um preço inferior ao investido”, complementa.

Publicidade

Como Acessar a Oportunidade

Os COEs ficam disponíveis na plataforma da XP e os investidores fazem uma reserva até a data limite que antecede a emissão do produto. No caso da emissão do COE XP Ecopetrol RF Pre, a data limite para a reserva é o dia 30 de outubro, às 11h30.

Os COEs não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e este tipo de produto é classificado como Valor Nominal em Risco. “Além disso, os COEs de renda fixa no exterior oferecem risco de crédito do Banco XP como emissor e do emissor do Bond que está servindo de ativo subjacente conforme disposto no Documento de Informações Essenciais do produto. Por conta disso, o produto é voltado para investidores com perfil agressivo”, pontua Vallim. A nota de crédito do Banco XP no Brasil é AAA, de acordo com a agência de classificação de risco Fitch Rating.

Mais informações sobre a emissão do COE XP Ecopetrol RF Pre e outros COEs da XP podem ser encontradas na plataforma de investimentos da XP.

Material Publicitário. Produto da Modalidade Valor Nominal em Risco. O emissor do certificado de operações estruturadas (COE) se reserva ao direito de cancelar a emissão ou alterar as características do produto, caso o valor mínimo não seja atingido ou haja alteração nas condições de mercado. O recebimento do pagamento do coe está sujeito ao risco de crédito do seu emissor. O COE é um produto
financeiro que não conta com garantia do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. A presente oferta de COE foi dispensada de registro pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. A distribuição do COE não implica, por parte dos órgãos reguladores, garantia de veracidade das informações prestadas ou de adequação do certificado à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade do COE, do seu emissor ou da instituição intermediária. Leia o documento de informações essenciais antes de
aplicar no COE. Este certificado não se trata de investimento direto no ativo subjacente.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.