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Revolução no mercado de câmbio passa por serviços acessíveis para companhias de todos os portes

XP Empresas aposta na isenção de tarifas bancárias, processo digital e assessores especializados para atrair clientes

MoneyLab

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Todos os dias são realizadas milhares de operações de câmbio no Brasil. As finalidades variam desde serviços de comércio exterior, passando por investimentos estrangeiros, remessas de lucro, pagamento de juros, até operações mais simples, como remessas para pagar serviços e manter parentes fora do país. As cifras que envolvem as transações de câmbio já somaram fluxo positivo de US$ 11,537 bilhões em 2023, com dados preliminares do Banco Central até 20 de abril.

O mercado de câmbio é um importante motor para a economia, e vive em constante oscilação. Variáveis como juros, cenário internacional e política interna impactam na formação da taxa de câmbio, que rege o mercado. Por isso, contar com o auxílio de um especialista é fundamental na hora de escolher um bom negócio.

Até pouco tempo, os bancos tradicionais dominavam esse mercado e selecionavam o perfil de companhia que poderia ter acesso aos produtos. Porém, alinhada a uma estratégia de garantir assessoria de investimento aliado aos melhores produtos para seus clientes, a XP Empresas busca democratizar o mercado, proporcionando para todos as condições que apenas os grandes clientes tinham acesso nos bancos tradicionais.

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Para isso, a XP hoje possui uma área dedicada às operações de câmbio, a fim de ajudar pessoas físicas e jurídicas a realizarem as transações com segurança e agilidade. “Analisamos o mercado e construímos o produto de fora para dentro, ou seja, partimos das necessidades dos clientes e ineficiências do mercado para então chegar na solução e no produto ideal”, diz Felipe Campelo, head da XP Empresas.

Entre os diferenciais da XP Empresas atualmente, está a isenção de tarifa bancárias das operações de câmbio. “Não temos a cobrança de tarifa bancária para contratação de operações de câmbio, independentemente do valor ou porte do cliente”, diz. Além disso, sempre há um assessor para auxiliar no processo, o qual também irá indicar os custos e taxas que incidem sobre a operação a ser contratada. “Nosso serviço é supervisionado por um especialista, que acompanha tudo, do fechamento até a liquidação”, explica.

Digitalização e autonomia

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A grande aposta da empresa é na digitalização de todo o processo. Segundo Campelo, independentemente do tamanho do cliente, todas as etapas são realizadas por meio de ferramentas online. Desde o cadastro 100% digital até o fechamento da operação, onde o consultor tem acesso a uma plataforma com cotações em tempo real.

“Isso entrega uma autonomia enorme para os clientes, visto que a transação é fechada sem a necessidade de intermediação da mesa. Além disso, todo o processo de onboarding e envio de documentos é digital, gerando um ganho operacional e uma melhor experiência”, afirma.

Outro diferencial da XP Empresas é o amplo leque de moedas à disposição do cliente, o que permite a realização de negócios com diversos parceiros. Há moedas como dólar americano, euro, libra esterlina, dólar australiano, dólar canadense, yuan, iene, franco suíço, coroa sueca, coroa dinamarquesa, coroa norueguesa, dólar neozelandês e dirham (Emirados Árabes Unidos, hoje um grande diferencial).

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Na lista de serviços da XP Empresas estão frentes como comércio exterior – importação e exportação -, pagamento e recebimento, aporte de capital em empresas estrangeiras, investimentos no exterior, transportes, seguros, disponibilidade e manutenção de residentes/estudantes.

Segundo Campelo, o serviço mais procurado atualmente é o de remessas de envio e recebimento de moeda estrangeira. “Hoje oferecemos este serviço para as principais moedas estrangeiras, além do Yuan Chines e o Dirham dos Emirados Árabes”, diz.

Outro produto que apresenta demanda crescente no cenário atual é o de proteção cambial. Ao efetuar uma operação de hedge, as empresas e garantem previsibilidade nas transações e no fluxo de caixa, especialmente nas frentes de comércio exterior. “Essa é uma prática que vem se disseminando por conta do cenário volátil que estamos vivendo nos mercados”, explica.

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DNA Educacional

O head da XP Empresas ressalta o DNA educacional e o foco no cliente como diferenciais para alavancar os negócios dos clientes por meio do câmbio.

“Fazemos diversos eventos e treinamentos para disseminar o conhecimento e trazer clareza sobre produtos e conceitos que às vezes ainda não estão no dia a dia das empresas. A proteção (ou hedge cambial) é um excelente exemplo: sabemos que as grandes empresas já fazem hedge, mas e as médias e pequenas empresas? Nós trouxemos o acesso a esses produtos, que antes era apenas oferecido às grandes empresas”, finaliza.

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