Publicidade
SÃO PAULO – Com o mercado financeiro já colocando no preço dos ativos grande parte do otimismo com uma reabertura econômica pós-Covid, a Verde Asset tem optado por reduzir a parcela de ações na carteira de seu fundo multimercado, o conhecido fundo Verde.
A avaliação é de que o avanço da vacinação nos países desenvolvidos somado a políticas fiscais e monetárias em curso têm levado os mercados acionários a se apreciarem, e as pressões inflacionárias a surgirem em uma variedade de cadeias de suprimento.
“Os preços das ações já refletem um bom grau de otimismo, o que nos levou a reduzir exposições”, escreveu a Verde, em carta aos cotistas referente ao desempenho no mês de abril.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Segundo a casa do renomado gestor Luis Stuhlberger, passado o pico das reaberturas econômicas no verão do hemisfério Norte, deve haver um arrefecimento da inflação. A visão da asset, contudo, é de que as taxas de juros longas dos mercados desenvolvidos continuem sob pressão por mais tempo.
Com relação ao mercado brasileiro, a Verde considera que o país “vive uma espécie trágica de dia da marmota”, com repetição diária do cenário.
“As pressões fiscais não arrefecem dada a liderança presidencial dúbia sobre o tema; as pressões inflacionárias refletem a alta do preço das commodities e o câmbio fraco; o Banco Central vai sendo empurrado pelo mercado para uma postura dura de política monetária (como foi empurrado ano passado para uma postura ultra-dovish), ignorando o desafio de financiar a dívida pública nas taxas de juros que a curva futura indica”, assinala a Verde.
Continua depois da publicidade
Leia também:
• Stuhlberger prevê “minieuforia econômica” com avanço da vacinação, mas alerta para risco populista na eleição de 2022
Na carta de março, os gestores da asset já tinham afirmado que estavam sendo “parcimoniosos e pacientes” ao implementar posições no mercado local, pela avaliação de que uma resolução dos problemas na região não deveria aparecer tão cedo.
E isso não mudou: “Navegar os mercados locais vem sendo uma odisseia extremamente complexa e nada indica que vai melhorar”, disse a Verde, na edição deste mês.
Continua depois da publicidade
Em abril, o multimercado Verde FIC FIM rendeu 1,2%, acima da variação de 0,21% do CDI. No ano, a alta do fundo é de 3,14%, contra variação de 0,69% do principal benchmark de renda fixa brasileiro.