SEC adia decisão sobre ETF de Bitcoin da Hashdex, gestora do HASH11

A SEC também postergou decisão sobre um pedido da Grayscale de lançar um novo ETF de futuros de Ethereum

Lucas Gabriel Marins

Gestora Hashdex lança seu ETF na B3

Publicidade

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, adiou a decisão sobre um pedido de ETF (fundo de índice) com exposição direta ao Bitcoin (BTC) da Hashdex, gestora brasileira dona do HASH11, segundo maior ETF da B3 em número de cotistas. O regulador americano tinha até a sexta-feira (17) para aprovar, adiar ou rejeitar a solicitação.

No final de agosto, a Bolsa de Nova York (Nyse) apresentou à SEC um pedido de conversão do fundo de índice de futuros de BTC da empresa – o ETF Hashdex Bitcoin Futures (DEFI) – para o modelo spot (à vista). É uma estratégia diferente daquela adotada pelas outras gestoras que também tentam lançar o produto no país.

Nos últimos dois meses, o regulador também adiou decisões sobre pedidos feitos por outras empresas, como BlackRock, Ark Invest e Invesco. Há mais de 10 solicitações de fundos de índices à vista de Bitcoin na mesa do órgão, que até agora não aprovou nenhum por receio de fraude no mercado.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Movimentos recentes na indústria, no entanto, mudaram o cenário. Um deles foi a inclusão do ticker do ETF da gestora BlackRock no Depository Trust & Clearing Corp (DTCC), empresa que presta serviços de compensações para a Nasdaq, e o outro foi a vitória judicial da gestora Grayscale contra a SEC em um caso envolvendo a conversão de um fundo.

Especialistas da Bloomberg Intelligence acreditam que, em meio aos avanços, a aprovação possa sair em janeiro de 2024. Nos bastidores, agentes de mercado também consideram como provável a liberação regulatória de vários ETFs de uma vez no primeiro mês do ano que vem.

ETF de Ethereum

Ontem, a SEC também adiou o pedido da gestora de fundos cripto Grayscale de lançar um novo ETF de Ethereum (ETH) baseado em contratos futuros. Assim como no caso do produto da Hashdex, o prazo inicial terminaria nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

A Grayscale havia entrado com a solicitação em setembro. Além da empresa, outras gestoras como Volatility Shares, VanEck e Roundhill também tentam lançar produtos semelhantes com exposição a contratos futuros da segunda maior criptomoeda do mercado.

As negativas de hoje do xerife do mercado de capitais dos EUA não influenciaram os preços das criptomoedas. O BTC, o ETH e os principais ativos digitais sobem hoje puxados tanto pela expectativa com os outros ETFs como pelo arrefecimento da inflação nos EUA e o fim do ciclo de aperto monetário no país.

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney