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SÃO PAULO – Os clientes que fizeram operações de venda antes da liquidação da TOV e tiveram o crédito na conta após a intervenção já começaram a receber os valores das transações. O investidor Douglas dos Anjos tinha vendido suas ações um dia antes da liquidação da corretora e o valor da venda só foi creditado quando a TOV já estava inoperante.
Na semana da liquidação, ele tinha posições em ações de sete empresas. “Resolvi vender todas as ações no dia 4 de janeiro e a liquidação das operações deveria ocorrer em D+3, ou seja, exatamente no dia 7, quando foi anunciada a liquidação da TOV”, afirma. Douglas tinha R$ 119.117,79 para receber, já descontados os impostos e corretagem. “Essa quantia foi depositada em minha conta corrente no dia 28/01/2016”, diz, exatos 21 dias após a liquidação da corretora pelo BC.
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Como este dinheiro ele utilizava somente para operar na Bolsa, não passou por dificuldades financeiras no período. “Decidi vender as ações para aplicar os recursos na renda fixa por um tempo até o mercado acalmar. Entretanto, devo confessar que ao tomar conhecimento da liquidação fiquei inicialmente ‘meio sem chão’. Esse tipo de notícia faz a pessoa ‘suar frio’ literalmente”, afirma.
Desde que a TOV foi liquidada, Douglas tentou se comunicar com a corretora via telefone e e-mail, mas sem sucesso. “Os telefones só davam sinal de ocupado. Quando dava sinal de chamada, ninguém atendia”, afirma.. Ele tentou contato em todos os números da corretora várias vezes e enviou e-mails para todos os setores, mas não teve resposta. “No dia 26 de janeiro mandei mais um e-mail solicitando o meu extrato de conta e a transferência dos recursos. No dia 27/01 a corretora me respondeu encaminhando o extrato e esclarecendo como seriam os procedimentos a serem adotados nos casos dos clientes que possuíam dinheiro em conta. Felizmente, para minha surpresa, no dia 28/01 foi realizada uma TED para minha conta”, diz.
Ele afirma que ainda restaram cerca de R$ 200 na conta da corretora, que segundo a TOV já estavam no final do dia 06/01. Neste caso, o saldo integrara a Massa Liquidanda e não pode ser resgatado. Ele também acionou o MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos). “Acredito que esse valor será ressarcido futuramente pelo MRP”, diz.
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Entenda
De acordo com informações do liquidante da TOV, Tupinanbá Quirino dos Santos, que falou com o InfoMoney no dia 15 de janeiro, o caso de Douglas era mesmo mais simples. “Todos os clientes que encerraram posições antes da liquidação da TOV e tiveram crédito do valor na conta após a intervenção do BC terão o valor transferido para a conta bancária que consta no seu cadastro”, disse Santos.
Já os clientes que tinham saldo na conta antes da liquidação precisam esperar a análise do liquidante, que pode demorar mais. Apesar do motivo da liquidação da corretora pelo BC ter sido “graves violações às normas legais”, e não insolvência, o liquidante disse que é preciso fazer uma avaliação completa das contas e de todo saldo para poder entender as condições e solicitar os ressarcimentos. “É necessário fazer uma análise detalhada caso a caso. É um procedimento que leva algum tempo”, disse Santos.
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