Mormaii: como um médico criou uma das maiores marcas esportivas do país

A história do Dr. Morongo e da criação da Mormaii são tema de episódio do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

Quando Marco Aurélio Raimundo deixou uma vida privilegiada em Porto Alegre e arrastou a esposa e o filho, ainda bebê, para a cidade de Garopaba (SC), ele esperava poder ajudar a comunidade local. Na época, década de 1970, o jovem tinha acabado de se formar em Medicina. Garopaba, era uma cidade sem água tratada e sem energia elétrica. “Eu queria tratar as pessoas”, relembra Raimundo, mais conhecido pelo apelido de Morongo. O que ele não imaginava, é que acabaria ajudando a cidade também com a criação de centenas de empresas e, de quebra, criaria uma empresa com faturamento milionário.

A história de Morongo e da criação da Mormaii são tema do episódio 133 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em plataformas como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

A Mormaii começou a criar forma poucos anos depois de Morongo se mudar para Garopaba. Na cidade litorânea sem luz, o passatempo favorito de Morongo era o surf. Mas a temperatura congelante das águas durante o inverno dificultavam a prática do esporte. Para resolver esse problema, Morongo começou a costurar roupas de borracha. O traje do médico, começou a chamar atenção de outros surfistas e logo surgiram as primeiras encomendas.

Continua depois da publicidade

A produção das primeiras wetsuits de surfe do país transformaram a garagem de casa em uma pequena fábrica. Na década de 1980, o surf se tornou um esporte popular e prestigiado e a Mormaii, só cresceu. Hoje, a empresa opera lisenciando sua marca para produtos que vão desde roupas até um projeto de condomínios residenciais. Em 2021, a marca faturou R$ 350 milhões e em 2021, a projeção é chegar a R$ 430 milhões em 2022. Confira a história completa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como Patrícia Pomerantzeff, fundadora da DOMA ArquiteturaCamila Farani, investidora de startups; André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.