Amazon processa sites que promovem falsas resenhas de produtos

Empresa apresentou queixa criminal na Itália, abriu processo na Espanha e ainda mira em mais de 11 mil sites e grupos de redes sociais nos Estados Unidos

Mariana Amaro

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Na quinta-feira passada (20), a Amazon anunciou mais um passo na sua cruzada para acabar com as falsas resenhas de produtos em seu site. A companhia americana fundada por Jeff Bezos apresentou sua primeira queixa criminal na Itália e abriu, pela primeira vez, um processo na Espanha.

Os dois movimentos, a companhia informou em comunicado, somam-se a outros 10 novos processos judiciais abertos nos últimos meses nos Estados Unidos, miram nos proprietários e administradores de mais de 11.000 sites e grupos de redes sociais que tentam orquestrar avaliações falsas na Amazon e em outras sites de comércio eletrônico em troca de dinheiro ou produtos gratuitos.

“Responsabilizar os maus operadores por meio de litígios e encaminhamentos criminais é uma das muitas maneiras importantes de proteger os clientes para que eles possam comprar com confiança”, disse Dharmesh Mehta, vice-presidente de serviços de parceiros de vendas da Amazon. “Além de continuar avançando em nossa robusta detecção e prevenção de avaliações falsas em nossa loja, a Amazon permanecerá implacável na identificação e aplicação contra as pessoas que tentam se envolver em abuso de avaliações. Não há lugar para avaliações falsas na Amazon ou em qualquer outro lugar da indústria.”

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Esquemas revelados

O alvo da primeira queixa criminal da Amazon na Europa foi uma pessoa, na Itália, que vende avaliações falsas. O esquema utilizado pelo denunciado é baseado em uma rede de indivíduos dispostos a comprar produtos na Amazon e publicar avaliações de 5 estrelas em troca de um reembolso. Em nota, a Amazon informa que a sua decisão de buscar processos criminais neste caso sinaliza a determinação da empresa de impedir pessoas que lucram enganando clientes e parceiros de vendas. Na Itália, pessoas condenadas por este tipo de crime podem estar sujeitos a prisão e multas.

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Na Espanha, a Amazon apresentou sua primeira queixa civil contra a Agencia Reviews. De acordo com as investigações da Amazon, o suposto fraudador reembolsa totalmente os clientes assim que publicam uma avaliação falsa de 5 estrelas e se comunica através do serviço de mensagens instantâneas Telegram para evitar rastreamento.

Além desses processos sem precedentes na Europa, a Amazon entrou com mais 10 processos contra empresas que tentam burlar os sistemas de classificação da Amazon nos Estados Unidos. A companhia também enviou cartas de advertência a cinco sites com sede na Alemanha que estavam direcionando os visitantes para empresas de avaliações falsas. Todos os cinco sites concordaram em interromper essa atividade.

“A Amazon continuará dedicando recursos significativos para combater avaliações falsas e garantir que os clientes tenham uma experiência de compra confiável”, afirmou Mehta.

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A empresa possui uma equipe global dedicada de investigadores especializados, advogados, analistas e outros especialistas rastreiam corretores de revisão falsos, reúnem evidências sobre como eles operam e tomam medidas legais contra eles. Essas ações legais destinam-se a descobrir os autores e impedir a fraude onde ela começa. “Continuamos a melhorar nossos controles, inventar novas tecnologias e aprendizado de máquina para detectar agentes mal-intencionados e encontrar novas maneiras de responsabilizá-los.”

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.