As 3 dicas do CEO da companhia que saltou de 10 lojas para mais de 250 para quem está começando um negócio

Tiago Mendonça do ABC da Construção, compartilha o que aprendeu ao fazer do negócio estagnado uma campanha com avaliação de R$ 1 bilhão

Rafaella Bertolini

Publicidade

O empreendedor tende a cair várias vezes ao longo do caminho — isso é inevitável. A boa notícia é que, mesmo não podendo espantar todas as adversidades, é possível aprender com os desafios de quem já enfrentou muita dificuldade.

Tiago Mendonça, CEO do ABC da Construção, assumiu a empresa familiar que há anos estava estagnada. Mesmo enfrentando desconfiança da família e funcionários, o empreendedor colocou a mão na massa e fez a companhia saltar de 10 lojas para mais de 250 e ser avaliada em R$ 1 bilhão.

É claro que o caminho não foi simples ou linear e rendeu a Tiago inúmeras lições. Em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo ele elencou algumas delas pensando em quem pretende começar (ou já tem) um negócio.

Continua depois da publicidade

Aprenda a separar o executivo do familiar

Saber diferenciar o vínculo afetivo do profissional é um dos maiores desafios para quem toca um negócio em família — para Tiago não foi diferente. A mistura entre os papéis rendeu desgaste na relação entre pai e filho.

Por isso o empreendedor aconselha a não transferir os problemas da empresa para o pessoal, ou vice e versa, pois além de melhorar o convívio, impacta diretamente no bom funcionamento da companhia.

Escolha bem seu sócio

“Escolher o sócio errado pode ser fatal para sua empresa”, afirma Tiago. Os anos de estrada ensinaram ao empreendedor que é fundamental ter acima de qualquer outra coisa os valores muito bem alinhados dentro de uma sociedade.

Continua depois da publicidade

Atenção ao caixa

Tornou-se comum nos últimos anos empresas que adotaram a tese do “crescimento a qualquer custo” e não necessariamente modelos de negócios sustentáveis.

Para Tiago Moura a energia da empresa está no seu caixa, por tanto queimá-lo sem um planejamento concreto pode acabar com o negócio.

“Às vezes você vai estar muito perto de encontrar o modelo do seu negócio, mas o caixa acabou e se não entrar mais dinheiro, seu sonho acabou ali”, afirma.

Continua depois da publicidade

Para conhecer a história completa de Tiago Mendonça e do ABC da construção não deixe de assistir ou ouvir o episódio 144 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rony Meisler, da Reserva; o empresário Abílio Diniz; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem, Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre, e Sérgio Zimerman, da Petz.

Rafaella Bertolini

Editora de redes sociais do Stock Pickers e Do Zero ao Topo. Escreve reportagens sobre empreendedorismo, gestão, inovação e mercados para o InfoMoney.