Trabalhadores presos em túnel que desabou na Índia no dia 12 de novembro são resgatados

41 trabalhadores da construção civil foram retirados por meio de um tubo de 90 centímetro de diâmetro inserido nos escombros

Roberto de Lira

Bandeira da Índia (Wikimedia Commons)

Publicidade

Todos os 41 trabalhadores da construção civil que ficaram presos num túnel no norte da Índia após um deslizamento de terra em 12 de novembro foram resgatados nesta terça-feira (28), segundo informações da imprensa local.

Eles foram retirados por meio de um tubo de 90 centímetros de diâmetro, que foi inserido nos escombros do túnel que desabou no estado de Uttarakhand.

A missão de resgate enfrentou vários contratempos e foi finalmente concluída por um grupo de mineiros especializados na técnica “buracos de rato”, na qual são usadas brocas manuais para romper a rocha.

Continua depois da publicidade

Enquanto os trabalhadores esperavam pelo resgate, as autoridades forneciam oxigênio, comida e água aos homens por meio de um cano mais estreito separado do canal usado para o resgate.

Nenhum dos homens teria ficado ferido, mas o grupo está sendo submetido a exames médicos em um hospital montado num centro comunitário em Chinyalisaur. Eles ainda devem ficar em observação por um período entre de 48 a 72 horas.

A presidente da Índia, Draupadi Murmu, afirmou por meio da rede social X que está “aliviada e feliz por saber que todos os trabalhadores presos num túnel em Uttarakhand foram resgatados”. Ela disse ainda que o esforço de resgate foi “uma prova da resistência humana”.

Continua depois da publicidade

Também na rede social, o primeiro-ministro Narendra Modi, elogiou as equipes de resgate e os homens presos. “O sucesso da operação de resgate dos nossos irmãos trabalhadores em Uttarkashi está deixando todos emocionados. Quero dizer aos amigos que ficaram presos no túnel que sua coragem e paciência estão inspirando a todos”, escreveu.

Tópicos relacionados