Saiba como o Google pode ajudar as pequenas empresas brasileiras

Para aqueles que ainda não têm um endereço na web, o Google oferece o programa "Conecte Seu Negócio"

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – De olho no enorme mercado de micro, pequenas e médias empresas no Brasil, o Google oferece algumas ferramentas que ajudam os pequenos empresários.

Para aqueles que ainda não têm um endereço na web, o Google oferece o programa “Conecte Seu Negócio”. A iniciativa, que tem como o parceiro o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), possibilita que as empresas façam seu site com hospedagem e domínios gratuitos.

“Este é o primeiro passo. No Brasil, ainda é comum que as micro e pequenas empresas ainda não tenham presença digital. O site é a entrada para o mundo digital”, afirma a professora do curso de férias da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Sandra Turchi.

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Adwords
Quem participa do “Conecte Seu Negócio” ganha um crédito de R$ 150 para fazer parte do AdWords, programa de publicação de anúncios do Google. No Adwords, o próprio empreendedor cria os anúncios e escolhe as palavras-chaves relacionadas à empresa.

Quando alguém digita a palavra-chave na busca do Google, o Adwords localiza os anúncios com o conteúdo relacionado. “A escolha da palavra-chave deve estar ligada ao negócio. Não há um número mínimo de palavras que o empresário deve escolher.” O valor é cobrado somente quando alguém clica no anúncio e não quando ele é exibido.

Para quem tiver dificuldade ou quiser mais orientações, o Google tem um canal de atendimento direto para as micro e pequenas empresas, o telefone é 0800 709 4664.

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Google Partners
Ainda pensando nas pequenas e médias empresas, o Google lançou no segundo semestre deste ano, um programa global de suporte a agências e profissionais de marketing digital, o Google Partners. O programa oferece às agências participantes desde treinamento à distância até descontos. A ideia é dar aos profissionais de marketing digital mais recursos para que eles possam ter resultados mais efetivos ao trabalhar com a presença on-line dos clientes.

Sandra afirma que apesar de ser uma iniciativa para empresas do segmento de marketing e publicidade, o pequeno e médio empresário pode se beneficiar, buscando fornecedores da área que sejam parceiros do Google.

Outras ferramentas
Além destes programas, os pequenos e médios empresários podem utilizar o Google Apps, que é um pacote de produtividade baseado na nuvem. Neste pacote está incluso o GMail, Google Agenda, Drive, Google Docs, Planilhas e Apresentações.

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O professor de graduação tecnológica da FIAP, Celso Poderoso, explica que existem versões mais simples e outras mais complexas que são um pouco mais caras. Segundo o Google, o valor do Google Apps for Business custa US$ 5 por usuário/ mês ou US$ 50 por usuário/ ano, mais impostos. Já o  pacote Google Apps for Business com Google Vault custa US$ 10 por usuário/mês.

Entre as vantagens de utilizar estas ferramentas, Poderoso aponta a redução de custo com infraestrutura, softwares e mão de obra. “O custo de infraestutura é do Google.” Além disso, ele destaca que as ferramentas permitem que o empresário e a sua equipe conectem-se e trabalhem em qualquer lugar. “Isso facilita muito a vida do empresário.”

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