Fleury (FLRY3) tem lucro líquido de R$ 174,2 mi no terceiro trimestre, com alta de 81,4% na comparação anual

A companhia divulgou seus resultados na noite desta quinta-feira (9)

Camille Bocanegra

Publicidade

A empresa de medicina diagnóstica Fleury (FLRY3) registrou lucro líquido de R$ 174,2 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23), um aumento de 81,4% na comparação ano a ano, impactado pela receita advinda de Hermes Pardini, companhia adquirida neste ano, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.

Analistas, em média, esperavam lucro líquido de R$ 157,2 milhões, com base em dados da LSEG.

“A gente vê uma consistência na nossa estratégia de ter um posicionamento de medicina diagnóstica e de oferta de novos serviços que acompanham a questão do envelhecimento da população, com mais prevenção e mais cuidado integrado”, destaca a CEO do Fleury, Jeane Tsutsui, ao InfoMoney. 

Continua depois da publicidade

O Fleury completou a aquisição do Pardini no fim de abril, o que torna esse o primeiro trimestre completo com os resultados conjuntos. A empresa estima gerar Ebitda incremental anual entre 200 milhões e 220 milhões de reais com a transação até meados de 2026. A executiva comenta que o processo de integração tem superado as expectativas mas que deve levar mais tempo para sua conclusão.

O Fleury, dono da marca homônima e de outros selos como a+, teve receita líquida de R$ 1,9 bilhão no trimestre, disparada de 63,1% ano a ano. Na base “pro forma”, não auditada e que considera os ativos de Pardini no mesmo período de 2022 para dar comparabilidade, a alta foi de 11,8%, com crescimento de faturamento em todas as linhas de negócio.

No principal serviço prestado pela companhia, o de atendimento e exames em medicina diagnóstica ao consumidor final, a receita bruta subiu 9,2% na base pro forma. A empresa citou, no relatório de resultados, indícios de ganho de participação de mercado com a marca Fleury em São Paulo e de seus selos no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

A estratégia de aquisições segue forte para a companhia, ainda que o processo para tanto seja rigoroso e pautado em aspectos estratégicos, aspectos financeiros e, principalmente, aspectos culturais. De acordo com o CFO, José Fillipo, o “fit cultural” é um dos principais pontos considerados.

Nos serviços prestados a hospitais e laboratórios, a receita bruta pro forma cresceu 3,1%, para 462,6 milhões de reais.

O Fleury teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), ajustado pelas despesas da combinação de negócios, de 506 milhões de reais, contra expectativa média de analistas de 496 milhões de reais, com base em dados da LSEG.

Continua depois da publicidade

O resultado representa um salto de 52,2% contra o mesmo período de 2022 na base contábil, e avanço de 16% na versão pro-forma, enquanto a margem Ebitda ficou em 27,1% no trimestre, de 29% e 26,1%, respectivamente.

As despesas gerais e administrativas do Fleury subiram 25%, para 125,2 milhões de reais, no trimestre encerrado em setembro, na comparação anual, mas caíram 3,7% na versão pró-forma, diante de fatores como a redução de pessoal.

“Por ter foco no cliente, a gente coloca que precisa se modernizar e estar na vanguarda da medicina”, diz a CEO, destacando a importância de segmento com inovação, ciência e tecnologia. Dentre as iniciativas ressaltadas, estão o lançamento de teste de sangue para detecção de proteínas relacionadas ao diagnóstico de Alzheimer.

Continua depois da publicidade

Novos Elos

A iniciativa Novos Elos teve destaque no balanço da companhia, com crescimento de 92,1% na comparação anual. Trata-se da expansão na frente de cuidado, com ampliação da atuação nos serviços de infusões de medicamentos e oftalmologia através de aquisições da Saha e da Retina Clinic.

“Ao longo do tempo, olhando para o desafio da sustentabilidade do serviço de saúde, a gente viu oportunidade de oferecer serviços para além da medicina diagnóstica. Usando o histórico que a gente já tem em diversas especialistas médica, olhamos a economia da longetividade, vimos algumas tendências e vimos a oportunidade de entrarmos oferecendo consultas clínicas, cirurgias de baixa complexidade e fisioterapia”, destaca a CEO.

Dentre as especialistas oferecidas, estão a ortopedia (através da clínica Vita, com consulta, fisioterapia e cirurgia de baixa complexidade), fertilidade e a recente entrada na área de oncologia.

Continua depois da publicidade

“Hoje, Novos Elos corresponde a 8,5% da receita, trimestre a trimestre a gente vem mostrando crescimento”, afirma, ressaltando a expansão do Fleury tanto em crescimento orgânico quanto através de aquisições.

(com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.