China cortará preços de gasolina e diesel no varejo na quarta-feira

Medida segue comportamento recente dos preços internacionais do petróleo bruto; governo vai fiscalizar estabilidade no abastecimento

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

A China anunciou que reduzirá os preços da gasolina e do diesel no varejo a partir desta quarta-feira (22). O motivo alegado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal planejado econômico do país, é comportamento recente nos preços internacionais do petróleo.

Segundo informações da agência Xinhua, os preços da gasolina serão reduzidos em 340 yuans (cerca de US$ 47,62) por tonelada métrica, e os preços do diesel em 330 yuans por tonelada.

Assim como em vários outros países, os preços dos produtos petrolíferos refinados são ajustados de acordo com as alterações nos preços internacionais do petróleo bruto.

Continua depois da publicidade

As três maiores empresas petrolíferas da China – China National Petroleum Corporation (CNPC), China Petrochemical Corporation (Sinopec) e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) e as suas refinarias foram orientadas para manter a produção e facilitar o transporte para garantir a estabilidade do abastecimento, disse a comissão.