Bitcoin e Ethereum estão ameaçados por possível short squeeze no dólar, dizem analistas

Criptomoedas estão sob risco de correção mais profunda dada condição técnica do índice de força do dólar e tom adotado por Jerome Powell

Paulo Alves

Publicidade

As duas principais criptomoedas do mundo, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) acumulam alta de 70% e 56% neste ano, respectivamente, e amanheceram em alta nesta quarta-feira (3), à espera de declarações do presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell — mas podem estar prestes a iniciar novo movimento de baixa.

O catalisador, dizem analistas, pode ser uma disparada do dólar, que segue altamente vendido no mercado, mas que acaba de fazer um “fundo duplo”, padrão técnico que aponta para uma subida iminente. Se isso ocorrer, a moeda americana pode protagonizar o fenômeno chamado de short squeeze, afirmam especialistas da empresa de negociação de opções QCP Capital.

“O maior obstáculo para as criptomoedas continua sendo o dólar. Vemos o mercado fortemente posicionado para o lado vendido e vulnerável a um short squeeze, o que pode levar o par BTC/ETH e o ouro a uma queda em consequência”, disse a equipe de insights de mercados da QCP em relatório.

Continua depois da publicidade

Short squeeze é o fenômeno caracterizado pelo fechamento repentino de posições vendidas que gera um efeito em cadeia, resultando na disparada de preço de um determinado ativo.

Se isso acontecer com o dólar, o Bitcoin e demais criptomoedas estão em posição delicada pela crescente correlação negativa entre as duas classes de ativos: enquanto a moeda americana cai, os ativos digitais sobem, e vice-versa.

O que pode causar um short squeeze do dólar?

O DXY, índice que mede a força do dólar frente a uma cesta de moedas fortes, cai cerca de 13% desde o pico atingido no final de setembro, em meio a expectativas de que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, iniciasse um movimento de alívio dos juros.

Continua depois da publicidade

O próximo movimento do dólar dependerá do tom adotado na fala de Powell prevista para hoje.

O Federal Open Market Committee (Fomc), comitê do Federal Reserve, elevou os juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para uma banda entre 5% e 5,25% ao ano, conforme decisão amplamente esperada pelo mercado. Agentes de mercado, no entanto, ainda aguardam do presidente do Fed indicações de possíveis cortes nas taxas a partir de julho.

O banco central iniciou seu ciclo de aperto em março do ano passado, agitando ativos de risco, incluindo criptomoedas, e elevou as taxas em 475 pontos-base desde então.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, os analistas da QCP seguem apontando que, graficamente, o dólar está pronto para uma nova subida, consequentemente deixando as criptomoedas sob risco. “Para o dólar, o nível-chave [do DXY] para cima é 102,5, onde esperamos que um rompimento leve a uma correção mais profunda nas criptomoedas”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paulo Alves

Editor de Criptomoedas