Banco BMG (BMGB4) tem lucro líquido de R$ 23 milhões no primeiro trimestre de 2023

Companhia viu receita avançar por ter aumentado carteira de crédito, mas gastos com provisões também subiram

Vitor Azevedo

BMG Cartão Divulgação

Publicidade

O Banco BMG (BMGB4) lucrou R$ 23 milhões de forma líquida no primeiro trimestre de 2023, queda de 52,6% na comparação com os R$ 48 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

O retorno sobre patrimônio médio (ROAE) caiu 2,7 pontos percentuais na base anual, para 2,4%. A margem financeira líquida caiu 2,1 pontos percentuais, para 15,5%.

A carteira de crédito do BMG saltou 46,5% no ano, chegando a R$ 25 bilhões – o banco cresceu 47,2% em sua carteira de varejo, que foi a R$ 22,6 bilhões, e 42,1% em sua carteira de atacado, a R$ 2,3 bilhões.  As receitas com crédito, então, cresceram 39,4%, para R$ 1,7 bilhão.

Continua depois da publicidade

“A receita de crédito tem sido o principal propulsor para a margem financeira nos últimos trimestres devido ao crescimento da carteira de crédito total e ao aumento na receita de prestação de serviços. Por outro lado, a margem tem sido impactada pelo aumento das despesas de captação e da provisão para perdas associadas ao risco de crédito”, comenta o banco no documento publicado na noite desta quinta-feira (11).

Ao mesmo tempo em que aumentou sua carteira de crédito, contudo, o BMG teve também de aumentar consideravelmente suas provisões, que atingiram 6,7% da carteira, alta de 0,7 ponto percentual na base trimestral.

O custo de crédito saltou de R$ 430 milhões no primeiro trimestre de 2022 para R$ 614 milhões, alta de 43%. As despesas de captação e derivativos, por sua vez ,subiram 67,9%, para R$ 1,04 bilhão.

Continua depois da publicidade

As despesas operacionais cresceram 10,6% no ano, chegando a R$ 551 milhões, com destaque para os gastos administrativos, que tiveram alta de 23,2%, para R$ 289 milhões.

“Como parte do processo de modernização para transformação do Banco e implantação da estratégia FIGITAL, o BMG investiu no desenvolvimento de projetos internos atrelados aos negócios, em especial em digitalização, qualidade e em novos produtos. Com isso, o Banco oxigenou seu quadro de colaboradores e investiu na contratação de novos talentos”, justifica.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.