Trust Wallet e MetaMask são carteiras digitais nas quais você pode armazenar, enviar, receber, trocar e comprar criptomoedas.

São plataformas simples e amigáveis ​​para iniciantes que querem entrar nos mercados com facilidade e confiança.

As duas carteiras têm aplicativos móveis e suportam vários tipos de ativos digitais, como o Ethereum (ETH) e outras altcoins – termo usado para identificar qualquer cripto diferente do Bitcoin (BTC).

Apesar das semelhanças, elas diferem de várias maneiras, conforme explicado ao longo deste guia.

Visão geral da Trust Wallet

A Trust Wallet, disponível para iOS e Android, é a carteira descentralizada oficial da Binance desde novembro de 2017, quando foi adquirida pela exchange.

Ela é considerada uma carteira amigável, segura e fácil de usar. Além disso, suporta mais de 4,5 milhões tipos diferentes de ativos digitais em mais de 65 blockchains, como Ethereum (ETH) e Polygon (MATIC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível usar também a Trust Wallet para acessar aplicativos descentralizados (dApps, na sigla em inglês). Seu navegador para dApps atua como uma ponte para que você possa acessar plataformas descentralizadas populares, como PancakeSwap (CAKE) e SushiSwap (SUSHI).

Você também pode comprar, trocar e fazer staking (método de renda passiva) de criptomoedas na Trust Wallet.

Em relação à segurança, a Trust Wallet é uma hot wallet (carteira quente) – o termo se refere a carteiras conectadas diretamente à Internet.

A Trust Wallet é ainda uma wallet que oferece controle total de suas chaves privadas e seus ativos em uma blockchain – ela apenas intermedia a conexão do usuário diretamente às redes das moedas, e não armazenada nada em seus próprios servidores. Por esse motivo, é considerada uma carteira sem custódia, ou não-custodial.

Visão geral da MetaMask

Assim como a Trust Wallet, a MetaMask é compatível com iOS e Android, mas, ao contrário da Trust Wallet, a MetaMask também pode ser usada no computador.

Simplificando, a MetaMask é uma extensão do navegador da web que pode se conectar com várias blockchains, como Binance Smart Chain e Ethereum, bem como a diferentes plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) e marketplaces de tokens não-fungíveis (NFTs).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por padrão, a MetaMask foi projetada para acessar a rede Ethereum para se conectar a plataformas como Uniswap (UNI) e Compound (COMP). Ela suporta os padrões de tokens ERC-20 para que você possa armazenar quase qualquer ativo digital na rede Ethereum.

Um recurso notável da MetaMask é sua interface simples para troca de criptomoedas, que permite que você troque uma ampla gama de criptos de forma rápida e fácil.

As medidas de segurança incorporadas ao aplicativo são igualmente fortes. Assim como a Trust Wallet, ela também é uma carteira que deixa a custódia a cargo do usuário.

Qual escolher: Trust Wallet ou MetaMask

A Trust Wallet e a MetaMask diferem em benefícios, recursos e operacionalidade. Abaixo há uma comparação entre as duas. A lista vai te ajudar a analisar e decidir qual carteira combina com você.

Trust Wallet

Esta carteira é adequada se você precisar das seguintes funcionalidades:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Flexibilidade de poder armazenar mais de 4,5 milhões tipos de ativos digitais e ter acesso a mais de 60 blockchains;
  • Opção de comprar criptomoeda com cartão de crédito;
  • Acesso a uma ampla variedade de aplicativos descentralizados diretamente pelo próprio aplicativo.

Limitações a considerar

  • Não há extensão de desktop ou navegador disponível.

MetaMask

Esta carteira é adequada se você precisar das seguintes funcionalidades:

  • Interesse principalmente em aplicativos baseados em Ethereum e em transações na Ethereum;
  • Compatível com a maioria dos navegadores e celulares iOS e Android;
  • Fácil conexão com a plataforma e uma maneira rápida e simples de enviar ETH para qualquer endereço dentro do app em poucos segundos.

Limitações a considerar

  • A extensão MetaMask funciona na maioria dos navegadores da web, mas não em todos. É compatível com Chrome, Edge, Brave e Firefox;
  • Não tem um menu de aplicativos para navegar;
  • Não suporta Bitcoin.