Setor de serviços da China deve se manter aquecido com proximidade de novo feriado prolongado

Feriado de uma semana começa em 29 de setembro e há boas expectativas para viagens e serviços de alimentação

Roberto de Lira

Publicidade

As autoridades e os analistas chineses esperam que o setor de serviços mantenha nos próximos meses os bons números registrados em agosto. As esperanças estão depositadas no aquecimento da atividade previsto durante o feriado prolongado do Festival do Meio do Outono (ou da Lua) junto com o do Dia Nacional, que se estenderá de 29 de setembro a 8 de outubro.

O índice de serviços do país cresceu 6,8% em termos anuais em agosto, acelerando ante os 5,7% registrados em julho, segundo do escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês). As vendas no varejo de serviços aumentaram 19,4% no acumulado dos primeiros oito meses do ano.

O setor de contribuiu com 66,1% para o crescimento econômico chinês no primeiro semestre do ano. O Produto Interno Bruto da China cresceu ao ritmo de 5,5% em relação ao ano anterior, ante uma expansão de 3% verificada em 2022.

Continua depois da publicidade

Segundo o NBS, dos cinemas aos restaurantes, o setor se recuperou este ano de uma recessão induzida pela pandemia e desempenhou um papel mais importante na sustentação da recuperação da economia em geral. “O desenvolvimento do setor de serviços emergiu como um importante ponto positivo no desempenho econômico este ano”, disse à agência de notícias Xinhua o porta-voz do órgão, Fu Linghui.

Assim, à medida que a economia e a sociedade regressaram à normalidade, os serviços represados durante o período da covid-19 tiveram uma recuperação generalizada, em particular aqueles baseados em contato, que no ano passado sofreram com as restrições de mobilidade impostas pelo governo..

Um exemplo foi o segmento de serviços de alimentação, cujas receitas combinadas subiram 12,4% em agosto em relação ao ano anterior. No início do mês, por exemplo, foram vendidas 5,42 milhões de xícaras no dia do lançamento do novo Moutai Latte, da Luckin Coffee, um drinque aromatizado com o famoso licor chinês.

Continua depois da publicidade

Nos cinemas, a bilheteria total foi de 20,62 bilhões de yuans (o equivalente a US$ 2,87 bilhões) durante as férias de verão. O volume o máximo atingido no período pré-pandemia, de 17,8 bilhões de yuans em 2019.

O consumo de serviços de viagens também foi resiliente no mês passado, destacou em relatório a Hongta Securities, citando o aumento das receitas de catering, do tráfego do metrô, do volume recorde de passageiros ferroviários nacionais e da operação mais movimentada nas companhias aéreas.

Impulsionado pela crescente demanda por viagens durante as férias de verão, o volume de passageiros comerciais da China disparou 57,7% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Continua depois da publicidade

A agência de viagens online Trip.com Group, por exemplo, informou que sua receita operacional líquida no segundo trimestre aumentou 180% ano a ano, com recordes gerais de reservas de hotéis e de passagens aéreas.

Além dos serviços estreitamente relacionados com a vida cotidiana, também houve crescimento no consumo de serviços de tecnologia. Os dados do NBS mostraram que esses serviços cresceram 11,5% em termos anuais, enquanto o dos serviços financeiros avançaram 7,2%.

Para o próximo feriado, as expectativas são boas. A Fliggy, unidade de viagens do Alibaba, disse em um relatório na semana passada que os pedidos de viagens domésticas e internacionais durante o feriado de oito dias, também conhecido como Semana Dourada, aumentaram seis vezes e 20 vezes, respectivamente, na plataforma.