Powell evita falar de política monetária em evento da divisão de pesquisas e estatísticas do Fed

Presidente do Fed apenas celebrou a importância de departamento que fornece dados aos Fomc e que está comemorando 100 anos

Roberto de Lira

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Photo by Scott Olson/Getty Images)

Publicidade

Embora parte do mercado estivesse esperando algum comentário adicional sore a política monetária dos Estados Unidos, o discurso proferido pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta quarta-feira (8) se ateve ao script de apenas celebrar o centenário da divisão de pesquisa e estatística da autoridade monetária.

“É uma honra ver tantos funcionários do Fed que serviram a instituição ao longo de longas e distintas carreiras e retornaram para esta grande ocasião. O Fed é um daqueles lugares onde você pode trabalhar por cerca de uma década e ainda assim se sentir um novato”, comentou, durante a conferência “Um olhar para o passado, presente e futuro”, que acontece em Washington.

Ele detalhou o trabalho do departamento, responsável pela produção do “Tealbook”, que contém as previsões do corpo técnico para a economia dos Estados Unidos, bem como uma grande quantidade de dados e análises sobre questões financeiras e econômicas, relatório que é entregue ao Fomc antes das reuniões. Fora do ciclo de reuniões do Fomc, a divisão R&S fornece dados sobre estabilidade financeira, análise de fusões bancárias, entre outros tópicos.

Continua depois da publicidade

Todos os meses a divisão produz o relatório de produção industrial e a R&S também é responsável pelas contas financeiras dos Estados Unidos, um compêndio trimestral de ativos, passivos e transações para diferentes segmentos da economia. E a cada três anos, a R&S realiza a pesquisa sobre finanças do consumidor, uma fonte importante de detalhes e insights sobre o desempenho das famílias na economia, disse Powell.

“Talvez o legado mais importante do século passado para a Divisão de Investigação e Estatística seja a resiliência, a criatividade, a energia, o rigor e o compromisso com que a R&S enfrentou os muitos desafios que ela e o nosso país enfrentaram nesse período. Em nome do Conselho e do Fomc, obrigado por isso e sinceros parabéns pelos seus primeiros 100 anos de serviço ao público.”