PMI de serviços do Japão avança para 54,3 em agosto, nível mais alto em três meses

Pesquisa da S&P Global e do Jibun Bank destaca aumento mais rápido de novos negócios e maiores gastos dos consumidores no mês

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços do Japão avançou de 53,8 em julho para 54,3 em agosto, atingindo o nível mais alto em três meses, segundo a pesquisa mensal feita em parceria entre a S&P Global e o Jibun Bank

O PMI composto, que agrega serviços e indústria, subiu para 52,6 em agosto, acima dos 52,2 observados em julho, permanecendo assim acima do limite neutro de 50,0 e também registrando a expansão mais forte em três meses. O crescimento mais rápido do setor de serviços foi parcialmente compensado por uma redução na produção industrial

Os dados de serviços em agosto destacaram uma melhoria mais forte na atividade empresarial em toda a economia pela primeira vez desde maio. Um aumento mais rápido de novos negócios foi um fator chave para impulsionar o crescimento da atividade empresarial, diz a pesquisa, uma vez que as empresas citaram maiores gastos dos consumidores e números mais altos de clientes.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, os prestadores de serviços japoneses registaram um aumento mais acentuado nas despesas operacionais, com os preços dos fatores de produção subindo no ritmo mais rápido desde fevereiro.

As empresas continuam fortemente otimistas quanto ao aumento da atividade nos próximos 12 meses. O PMI do Jibun Bank é compilado pela S&P Global a partir de respostas da pesquisa feita com cerca de 400 empresas do setor de serviços. Os setores abrangidos incluem consumo (excluindo varejo), transportes, informação, comunicação, finanças, seguros, imobiliário e serviços empresariais.