Pedidos de hipotecas nos EUA caem 4,2% na semana e taxas são as mais altas desde 2000

Taxa média de juros para hipotecas de  30 anos aumentou 15 pontos-base na semana, para 7,31%, a maior desde dezembro de 2000

Roberto de Lira

Publicidade

O volume total de pedidos de hipotecas nos Estados Unidos recuou 4,2% na semana encerrada em 18 de agosto ante a semana anterior, de acordo dados ajustados sazonalmente e divulgados nesta quarta-feira (23) pela Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa média de juros para hipotecas de  30 anos aumentou 15 pontos-base na semana, para 7,31%, a maior desde dezembro de 2000.

Os pedidos de hipoteca para compra de casa caíram 5% na semana e estão 30% inferiores aos da mesma semana do ano anterior. A demanda de compradores ficou no nível mais baixo desde dezembro de 1995.

Joel Kan, economista-chefe adjunto do MBA, comentou em nota que os compradores de casas se retiraram do mercado devido ao ambiente de taxas elevadas e à erosão do poder de compra. Segundo ele, a baixa oferta de habitação também está mantendo os preços das casas altos em muitos mercados, elevando os obstáculos de acessibilidade.