Pedidos de hipotecas nos EUA caem 2,9% na semana e juros recuam para 7,21%

Taxa fixa para hipotecas de 30 anos ainda está mais de 1 ponto percentual acima do ano passado, segundo associação do setor

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 2,9% na semana encerrada em 1º de setembro ante a semana anterior, de acordo com a pesquisa semanal Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa para as hipotecas de 30 anos caiu de 7,31% para 7,21% na semana passada, mas estão mais de um ponto percentual mais altas do que há um ano.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento diminuiu 5% em relação à semana anterior e está 30% inferior ao da mesma semana do ano passado. O Índice de Compras ajustado sazonalmente caiu 2% em uma semana. O índice não ajustado recuou 5% na mesma comparação e permanece 28% inferior ao observado na mesma semana do ano anterior.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto da MBA, os pedidos de hipoteca caíram para o nível mais baixo desde dezembro de 1996, apesar da queda nas taxas nesta semanas.

Continua depois da publicidade

“Os potenciais compradores permanecem à margem devido ao baixo estoque e às elevadas taxas hipotecárias”, disse Kan em nota. Ele destacou que o índice de refinanciamento caiu para o nível mais baixo desde janeiro, impulsionado por um declínio de 6% nos refinanciamentos convencionais.