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O sentimento dos negócios no Brasil sofreu nova queda em fevereiro, colocando o País como uma das poucas exceções no momento de melhora de projeções captado pela pesquisa da S&P Global. As expectativas da atividade de negócios no Brasil recuaram de 52% em junho de 2022 para 45% em outubro e para 37% agora, o patamar mais baixo desde junho de 2020.
Das economias acompanhadas pelo índice, apenas Índia e Japão mostraram comportamento de retração nesse último levantamento. As médias global e dos mercados emergentes foram de 32% e 33% respectivamente.
A pesquisa captou piora ante outubro de 2022 nas expectativas de produção, lucratividade e emprego. Inflação, incerteza nas políticas públicas, aumento do endividamento, riscos de insolvência e custos excessivos de empréstimos foram citados como obstáculos às perspectivas.
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Também houve revisões para cima nas expectativas de inflação, com um saldo líquido maior dos entrevistados prevendo preços mais altos de insumos, custos com pessoal e encargos de produção.
A S&P Global pondera que, mesmo com a retração, o otimismo no Brasil ainda ficou entre os mais altos, atrás apenas da Irlanda e do Reino Unido.
Entre os dados positivos, as empresas identificaram oportunidades de crescimento, como investimento em biocombustíveis e energia limpa, diversificação de produtos, exportação, publicidade e turismo. Algumas empresas também esperavam ter acesso a crédito mais barato e fácil, bem com reformas fiscais favoráveis.
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Para Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, as empresas pareceram um tanto divididas sobre temas semelhantes nessa última pesquisa. “Alguns esperam que a inflação diminua e as taxas de juros caiam, enquanto outros preveem o contrário. O grau de incerteza sobre o rumo das políticas públicas também permaneceu elevado”, comentou em nota.
A pesquisa global da S&P capta as perspectivas das empresas para os próximos 12 meses. Valores acima de zero apontam para otimismo. O valor do saldo líquido é calculado deduzindo o número ode entrevistados que esperam uma deterioração ou diminuição nos negócios ante o número de entrevistados que esperam uma melhora ou aumento.