Publicidade
O Banco Central do Canadá (Bank of Canada) contrariou as expectativas do mercado e elevou sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 3,75%. Embora continuem em sua política de aperto monetário, era esperada uma alta maior, de 0,75%.
O principal motivo apontado pelo comitê de política monetária do país foi que, nos últimos três meses, a inflação do consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu de 8,1% para 6,9%, anuais, puxada principalmente pela queda nos preços da gasolina.
O Banco Central admite que as pressões sobre os preços permanecem generalizadas, com dois terços dos componentes do índice aumentando mais de 5% desde o ano passado. “As medidas de núcleo de inflação não estão mostrando evidências significativas de que as pressões subjacentes sobre os preços estão diminuindo”, diz o comentário do Bank of Canada.
Continua depois da publicidade
Para a autoridade monetária, a força do dólar americano está aumentando as pressões inflacionárias em muitos países e as políticas monetárias mais rígidas destinadas a controlar a inflação também estão pesando sobre a atividade econômica em todo o mundo. “À medida que as economias desaceleram e as interrupções na oferta diminuem, a inflação global deve cair”, estima
Economia ainda aquecida
No Canadá, a análise é que a economia continua operando em excesso de demanda e os mercados de trabalho permanecem apertados. “A demanda por bens e serviços ainda está acima da capacidade da economia de fornecê-los, pressionando para cima a inflação doméstica. As empresas continuam a relatar escassez generalizada de mão de obra e, com a plena reabertura da economia, a forte demanda levou a um forte aumento no preço dos serviços”, comenta.
O Bank of Canada acredita que os efeitos dos recentes aumentos das taxas de juros no país estão se tornando evidentes em áreas da economia sensíveis a juros, como a atividade imobiliária. “Espera-se que o crescimento econômico fique estagnado até o final deste ano e o primeiro semestre do próximo ano, à medida que os efeitos das taxas de juros mais altas se espalham pela economia”, prevê,
Continua depois da publicidade
A estimativa é que o PIB canadense diminuirá de 3,25% neste ano para pouco menos de 1% no próximo ano, e 2% em 2024.
Já a inflação local deverá cair para cerca de 3% até o final de 2023 e depois retornar à meta de 2%, até o final de 2024.