Dia dos Pais: mensagem sobre saque gratuito de R$ 50 via Pix é golpe; saiba como se proteger

Vítimas têm recebido no WhatsApp link fake com oferta de resgate de dinheiro para comemorar a data

Equipe InfoMoney

(Crédito: Shutterstock)
(Crédito: Shutterstock)

Publicidade

Com o Dia dos Pais (14 de agosto) se aproximando, um novo golpe vem sendo usado para extorquir pessoas, a partir do Pix, segundo monitoramento da Kaspersky, empresa de tecnologia.

As vítimas recebem via WhatsApp uma mensagem de “Parabéns, você ganhou!” com um link falso de um suposto banco que informa uma oferta de resgate no valor de R$ 50 em comemoração à data.

Na página inicial, já é solicitado ao usuário que forneça sua chave Pix, sendo celular ou CPF, para que a transação seja realizada.

Continua depois da publicidade

Para convencer a vítima, nesse ambiente falso, aparecem diversos comentários de redes sociais que mostram elogios de usuários que preencheram o formulário e receberam o dinheiro. No entanto, segundo a Kaspersky, trata-se de uma imagem falsificada com o objetivo de passar mais credibilidade ao golpe e fazer com que a vítima acredite no esquema até o final.

No passo seguinte, é solicitado que a vítima compartilhe o esquema com outros contatos para que ela receba o dinheiro ofertado e, caso não cumpra essa etapa, seu Pix será direcionado para outro

.Assim que o link é enviado para diversos contatos, o esquema libera a próxima etapa que solicita a confirmação da chave Pix da vítima em troca do dinheiro.

Continua depois da publicidade

Apesar do link não pedir outros dados pessoais, e a chave Pix ser apenas um dado para que seja possível receber valores de forma mais ágil, não permitindo que o usuário perca dinheiro, a Kaspersky alerta que como a chave mais comum é o CPF, o dado pode ser utilizado para outros golpes no WhatsApp.

“Temos visto cada vez mais esquemas de phishing se utilizarem de datas especiais para enganar pessoas. Adicionar o compartilhamento em uma das etapas torna a fraude ainda mais perigosa, pois eles fazem com que a vítima envie o golpe para amigos e parentes, transmitindo credibilidade ao link fraudulento. O ideal é que o usuário fique atento ao receber qualquer conteúdo nos aplicativos de mensagem e não compartilhar promoções sem antes verificar nos sites oficiais”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Como evitar

Segundo o especialista da Kaspersky, para evitar ser vítima de um golpe, o consumidor pode seguir algumas dicas:

Continua depois da publicidade