BOTA NA PEDRA ESSA COMPRA: BVMF3

Existe essa expressão, muito utilizada em mercado…os mais familiarizados entendem muito bem…mas pra quem não sabe, há muito tempo atrás, quando as pessoas normais não caçavam bonecos virtuais na rua, a forma de verificar as cotações das ações na bolsa, era através de uma grande lousa, um baita quadro-negro…Comprei BVMF semana passada e listo aqui os motivos para colocar essa ordem na pedra!

William Castro Alves

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Existe essa expressão, muito utilizada em mercado…os mais familiarizados entendem muito bem…mas pra quem não sabe, há muito tempo atrás, quando as pessoas normais não caçavam bonecos virtuais na rua, a forma de verificar as cotações das ações na bolsa, era através de uma grande lousa, um baita quadro-negro…aí tinha uns caras lá em cima que ficavam anotando os preços que um cara lá debaixo cantava para ele…meio caótico, mas era isso mesmo.

Pois bem, hoje o termo é usado para quando se quer comprar um papel…tipo: “bota na pedra aí a compra de BVMF3”. Nada mais é do que: coloca uma ordem de compra de BVMF3 para mim?

Então minha sugestão é coloque sua ordem na pedra!

Continua depois da publicidade

Prometi em minha página pessoal (www.bugg.com.br) que ia fazer um post sobre a BVMF3 que comprei semana passada…então aqui vai. Ontem o papel mostrou uma boa força! Antes que me perguntem, ainda dá pra comprar sim, mas objetivo da operação é mais longo mesmo.

Uma premissa básica do value investing é encontrar boas empresas para se investir.

Fazendo uma rápida análise de Porter aplicada a BM&F Bovespa, entendo que ela se encaixe nesse perfil.

Continua depois da publicidade

Alguns pontos fortes do investimento na BM&FBovespa:

receitas

geracao-de-caixa

lucro-e-margem

dividendos

Correlação elevada e fraca performance criam interessante ponto de entrada

Historicamente a correlação entra as ações da BM&FBovespa e o Ibovespa (realizei o estudo através do ETF BOVA11) é de 0,71; em outras palavras, ambas empresas tendem a “andar juntas” em 71% das vezes. No entanto, no curto prazo (desde julho/16) vimos um descolamento que achamos como sendo injustificado, ou não relacionado a alterações no cenário fundamental da empresa – desde 18/07/2016 as ações da BVMF3 tiveram queda de 17,5%, enquanto o Ibovespa se valorizou 3,5% (vide gráfico).

Continua depois da publicidade

bvmf3xbova__cp

Logo acredito que o mercado possa estar exagerando e a fraca performance das ações de BM&FBovespa nas últimas semanas sejam um bom ponto de entrada. Não obstante, quando olho um gráfico de longo prazo fica nítido que a natureza consolidada das operações da BVMF3, seu monopólio operacional e crescimento de lucros, entre outros fatores, fazem com que suas ações apresentem performance sensivelmente melhor ao Ibovespa. Desde dez/2010 até set/2016 as ações de BVMF3 tiveram alta de ~70% ante queda de ~14% do Ibovespa.

bvmf3xbova__lp

Porque papel vinha caindo:

Atribuo essa underperformance recente a 2 eventos principais:

Continua depois da publicidade

Opcionalidades interessantes

Ainda que com algum grau de incerteza, penso que os pontos abaixo podem ser muito positivos para o case e podem vir a ocorrer num médio prazo (próximos 6 meses):

http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/bovespa-diz-que-ipos-podem-voltar-ate-o-fim-do-ano

Valuation

Continua depois da publicidade

Vejo o ativo negociando a um múltiplo P/L atual de 16,7x e mesmo desconsiderando os efeitos benéficos da fusão com a Cetip, chego a uns 16x ao menos. Dado seu perfil consolidado de operação e bom histórico de geração de valor penso que um múltiplo “mais justo” para ela seria algo em torno de 20x.

Não obstante, quando compara-se ela a outras bolsas no mundo, a BM&FBovespa se mostra ainda mais atrativa. As bolsas de países emergentes negociam a um múltiplo de 31x o lucro esperado para 2017 e as demais bolsas globais 22x. Ou seja, BM&FBovespa se mostra descontada antes os pares globais e emergentes. Aqui me faltou um bloomberg para poder mostrar melhor isso…my bad.

Ainda assim, penso que o papel pode andar até os R$ 20,00…um upside de cerca de 15% após a alta de ontem. Vale ressaltar que o papel é “nervoso” oscila bem, e normalmente amplifica o movimento de bolsa…logo se você pensa que bolsa pode andar, é uma ótima opção de beta com qualidade.