Publicidade
(SÃO PAULO) – Sempre que assessoro alguém na montagem de uma carteira de investimentos e essa pessoa já possui cotas de fundos imobiliários no portfólio, é bastante comum que se estabeleça um impasse quando defendo que esse não é um investimento adequado para o momento atual da economia.
Meu ponto é sempre que sobram dados mostrando que há prédios e galpões demais nas duas principais metrópoles brasileiras, muitos outros imóveis ainda serão entregues nos próximos meses ou anos e os proprietários com propriedades vagas estão desesperados atrás de inquilinos. Tudo isso em um contexto em que a grave recessão leva empresas a demitir gente e reduz a necessidade por escritórios e outras instalações.
A resposta mais comum que costumo ouvir nessas situações é que imóveis sempre se valorizam acima da inflação e que não há mal nenhum em esperar o próximo ciclo de alta de preços recebendo cerca de 1% ao mês de aluguel isento de IR.
Continua depois da publicidade
O que costumo perguntar então é se o investidor sabe qual é a taxa de retorno daquele investimento que ele está fazendo – e logo percebo que a maioria das pessoas não sabe. Como considero que essa informação é de extrema importância para comparar os resultados proporcionados pelos fundos imobiliários com outras aplicações financeiras, disponibilizo logo abaixo uma planilha que vai lhe mostrar como calcular o retorno dos fundos. Basta você deixar seu nome e e-mail no formulário que enviarei o documento para seu endereço – e aí você mesmo chegará à conclusão se vale ou não a pena continuar investindo.
Leia também
Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável
Continua depois da publicidade
Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação
Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor
Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?
Continua depois da publicidade
Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra
Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho