Publicidade
Opções bastante atrativas no grupo dos investimentos de renda fixa, LCI e LCA vêm conquistando cada vez mais brasileiros. Conheça melhor:
O que são?
LCI e LCA são títulos emitidos pelos bancos. A diferença entre um e outro é o destino do dinheiro aplicado: investimentos em LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), como o próprio nome já diz, são destinados ao mercado imobiliário e em LCAs (Letras de Crédito Agronegócio) ao ramo do agronegócio.
Quais as vantagens?
– Isentos de Imposto de Renda;
– Não têm taxas de administração;
– São protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito – ou seja, caso a instituição financeira quebre, é garantido o ressarcimento de até R$ 250 mil por CPF;
Continua depois da publicidade
Como é a rentabilidade?
Geralmente a rentabilidade é pós-fixada, recebida ao final da aplicação. Há títulos pré-fixados, porém são mais difíceis de serem encontrados.
Isso porque ao contrário de CDB, tesouro direto e poupança, por exemplo, LCIs e LCAs não estão sempre disponíveis para investimento: dependem de lastro no mercado imobiliário ou agronegócio.
Quais as desvantagens?
– Não têm liquidez diária e há carência mínima de 90 dias para resgate antes da data acordada. Dependendo do bancos e dos papéis, não é permitido o resgate antecipado. Outros permitem apenas após período de um ou mais anos, com rendimento menor;
– Exigem valor mínimo para o investimento inicial – que pode variar entre bancos, mas costumam corresponder a milhares de reais;
Como aplicar?
Para investir, você deve procurar uma instituição bancária ou corretora.
Continua depois da publicidade
Para quem é indicado?
– Para quem tem sonhos de médio e longo prazo;
– Não é orientável investir em LCI e LCA para criar uma reserva financeira, já que não há liquidez, ou seja, terá dificuldades para retirar o valor em caso de urgência.