Fechar Ads

Opinião: 4 tipos de educação para a vida

Tornar-se adulto, não importa a circunstância, significa ter responsabilidade pela sua vida
Por  Silvia Alambert Hala -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Tornar-se adulto é diferente para cada pessoa. Para alguns jovens, pode significar morar sozinho ou ir para a faculdade. Para outros, pode significar o primeiro emprego de verdade e ter o próprio dinheiro.

Tornar-se adulto, não importa a circunstância, significa ter responsabilidade pela própria vida e ser responsável por suas ações e entender como elas afetam você, as pessoas ao seu redor, a comunidade em que você vive, sua cidade, seu país e o mundo.

Pode parecer exagero mas, ao atingir a vida adulta, você passa a fazer as suas escolhas com base em suas preferências, crenças e habilidades e essas escolhas permitirão que você seja bem-sucedido ao longo de sua vida pessoal e profissional, mas também impactarão a vida de outras pessoas.

Por isso, chegar à vida adulta não se trata apenas de alcançar uma determinada idade, mas alcançar determinada idade com alguma maturidade, conhecimento e habilidades.

Por isso, educar é muito mais do que instruir para preparar para o vestibular, que parece ser o divisor de águas entre o fim da adolescência e o início da vida adulta, e o termo pode ser usado para descrever outras competências, especialmente as que permeiam o dia a dia dos adultos.

1) Educar para a saúde: significa promover aos jovens a possibilidade de compreenderem os recursos e serviços que eles precisarão para tomar boas decisões referentes à própria saúde, desde optar por refeições saudáveis no dia a dia e manter atividades físicas até entender as diferenças e opções oferecidas pelos planos de saúde pública e privada, para que possam ter clareza do que os aguarda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2) Educar para a ética, civismo e cidadania: significa educar para compreender o papel de cada um na comunidade em que vive e sua responsabilidade como cidadão.

Como cidadãos, os jovens precisam estar atentos às questões que impactam a vida deles, da comunidade em que vivem, da sociedade como um todo e devem se empenhar em participar das questões de políticas públicas, sejam elas ligadas à educação, saúde, economia e bem-estar social, além de compreender o papel deles no mundo.

E como promover este conhecimento? Expondo-os, trabalhando e abrindo importantes debates em torno das notícias nacionais e internacionais e aos eventos que ocorrem ao redor do mundo, promover leituras para que aprendam sobre diferentes culturas e, assim, saibam se colocar no lugar do outro, seja através de viagens, vídeos ou outros recursos e experiências.

Desta forma, passam a ser um organismo ativo e consciente das questões que envolvem a vida em sociedade.

3) A educação ambiental: promove o conhecimento sobre como nós afetamos o meio ambiente e como o meio ambiente afeta a nossa saúde, a tecnologia, a economia, a condição de vida e muito mais. Dessa forma, os jovens compreenderão seu papel de guardiões modernos dos recursos naturais e do meio ambiente.

4) A educação financeira, que é ampla e está ligada às outras propostas educacionais acima – direta ou indiretamente – deve envolver o conhecimento sobre economia, negócios e empreendedorismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A educação financeira apresenta aos jovens não apenas as questões sobre os conceitos da economia e como ela afeta a qualidade de vida de todos ou como o gerenciamento responsável do dinheiro oferece tranquilidade na vida presente e futura ou o funcionamento dos negócios locais ou como negócios contribuem para o desenvolvimento de bairros, municípios, cidades e país e como os jovens podem contribuir e progredir profissionalmente dentro destas empresas ou, ainda, iniciarem seus próprios negócios, mas sobre como a vida de cada um está entrelaçada a partir das tomadas de decisões e das escolhas individuais e como afetamos positiva ou negativamente a vida uns dos outros e como o resultado da nossa vida futura depende da soma dos resultados das pequenas escolhas que fazemos diariamente.

Não há testes e nem pontuação para alcançar a vida adulta, porém, somos testados constantemente pela vida que se transforma rapidamente. Muitas pessoas são apenas arrastadas por ela, infelizmente.

Por isso, e para que não sejam apenas transportados para as responsabilidades da vida adulta sem nenhum entendimento de determinadas questões que estarão presentes no dia a dia desses jovens muito em breve é que eles deveriam ter a oportunidade de se prepararem para um encontro com a vida real.

Se você tivesse a oportunidade de escolher uma dessas matérias acima para nortear a sua vida adulta quando você ainda estava na escola, qual delas você escolheria?

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvia Alambert Hala Sócia, co-fundadora da Creative Wealth™ Intl (USA), empresa americana fundada em 2002 e proprietária dos programas de educação financeira para crianças e jovens The Money Camp™, Camp Millionaire™, Moving Out! ™ e The Money Game™ que se dedica à formação de educadores financeiros escolares e mentores e tutores de crianças e jovens ao redor do mundo. Silvia atua há 15 anos como educadora financeira de crianças e jovens em escolas e nas famílias, coach especializada em finanças comportamentais, palestrante, formadora de educadores financeiros escolares no Brasil, co-autora do livro “Pai, ensinas-me a poupar!” (Ed. Rei dos Livros) publicado em Portugal, representante da APOEF™ (Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças) nos Estados Unidos da América e coordenadora do projeto de educação financeira para jovens atletas de alto desempenho da empresa Sports To Go™. Instagram: @silviaalambert_edufin www.silviaalambert.com www.creativewealthintl.com

Compartilhe

Mais de Além do dinheiro