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SpaceX avalia “spin-off” da Starlink por meio de IPO já em 2024

A SpaceX possui mais de 5.000 satélites fornecendo conectividade de internet em alta velocidade para clientes em mais de 60 países

Bloomberg

SpaceX lança foguete Falcon 9 com satélites Starlink (Joe Raedle/Getty Images)

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A SpaceX está discutindo a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para o seu crescente negócio de satélites Starlink já no final de 2024, segundo pessoas com conhecimento do assunto, em uma tentativa de capitalizar a forte demanda por comunicações via espaço.

Para se preparar, a SpaceX tem transferido os ativos da unidade de satélites para uma subsidiária integralmente própria que, eventualmente, seria desmembrada no IPO, disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada porque as conversas são privadas.

Decisões finais ainda não foram tomadas, e é possível que a SpaceX mantenha a unidade. As pessoas disseram que a listagem também pode ser adiada para 2025.

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Um representante da Space Exploration Technologies Corp., nome formal da empresa, não respondeu a um pedido de comentário. Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, também não respondeu a pedidos diretos de comentários.

Após o relato da Bloomberg, Musk o chamou de “falso” em uma postagem no X, a plataforma de mídia social que ele possui, sem dar detalhes.

Musk tem falado sobre a perspectiva de um IPO da Starlink há anos, mas o momento para a oferta tem sido incerto. Em 2021, Musk afirmou que o serviço de internet via satélite listaria ações assim que pudesse fazer “razoavelmente bem” previsões sobre o fluxo de caixa, medida de saúde financeira de um negócio que é observada de perto.

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No ano passado, ele disse aos funcionários que uma estreia no mercado público pode demorar anos. No entanto, o negócio decolou recentemente, e a SpaceX espera que a Starlink gere cerca de US$ 10 bilhões em vendas totais no próximo ano, ultrapassando seu negócio de lançamento de foguetes e respondendo por dois terços do total, conforme relatado pela Bloomberg News em 6 de novembro.

Fundada em 2002, a SpaceX possui uma constelação com mais de 5.000 satélites orbitando a Terra e fornecendo conectividade de internet em alta velocidade para clientes em mais de 60 países. A empresa comprometeu bilhões de dólares para expandir a constelação.

A Starlink e seus concorrentes, incluindo o Project Kuiper da Amazon, estão competindo para lançar milhares de satélites adicionais que circulam o globo em uma região conhecida como órbita terrestre baixa, conectando lugares que são muito remotos para a banda larga terrestre ou que foram isolados por desastres naturais ou conflitos.

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Embora os detalhes financeiros sejam escassos para a empresa fechada, Musk afirmou em 2 de novembro no X que a Starlink atingiu o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa. Isso sugere uma virada significativa para o negócio em curto prazo, uma vez que Musk disse, pouco mais de um ano atrás, que a Starlink ainda estava perdendo dinheiro. Na época, ele afirmou que seu objetivo para o negócio era “não falir”.

© 2023 Bloomberg L.P.