Conteúdo editorial apoiado por

Em primeira aparição após crise na OpenAI, Sam Altman reforça discurso por expansão da IA

Executivo evitou falar de demissão relâmpago da companhia e focou discurso no papel da inteligência artificial para o futuro do mundo

Bloomberg

Publicidade

Sam Altman está de volta. Semanas após ser reconduzido ao comando da OpenAI, em uma tentativa frustrada de demissão por parte do conselho, o executivo voltou a participar de conferência e de defender uma abordagem mais agressiva para o crescimento da inteligência artificial (IA). “Isso vai mudar o mundo”, disse Altman, em um fórum organizado pela organização de direitos humanos Operation Hope em Atlanta na segunda-feira (11).

No debate, o executivo descreveu como sempre foi fascinado por IAs fictícias como o filme “O Exterminador do Futuro” – mas que empresas como a OpenAI precisavam ultrapassar os limites para concretizar o potencial da tecnologia. “Todos esses pensamentos sobre como isso pode dar errado não precisam de muita imaginação porque crescemos com isso na mídia”, afirmou. “É por isso que trabalhamos tanto em segurança. Mas também acreditamos que não é possível construir isso com segurança no vácuo.”

É por isso que a OpenAI está tentando construir a tecnologia abertamente e implantá-la amplamente, em vez de dentro de algum laboratório secreto, acrescentou. Altman disse que entende a ansiedade em torno do uso da IA ​​para construir armas biológicas ou invadir sistemas de computador, mas “é preciso implantar”.

Continua depois da publicidade

Sam Altman, CEO da OpenAI, durante fórum da Hope Global Forums (Bloomberg)

Durante a conversa de 35 minutos, Altman não abordou diretamente sua demissão surpresa e reintegração, nem os planos para o novo conselho e sistema de governança da OpenAI.

A preocupação com a velocidade com que a OpenAI desenvolvia o ChatGPT e outros produtos foi a questão central durante uma tentativa de golpe que surpreendeu o Vale do Silício no mês passado. O cofundador e o conselho de administração demitiram o empresário, para readmiti-lo dias depois, após a revolta de investidores, como a Microsoft, e funcionários. Apesar da saída da maioria dos anteriores membros do conselho, há sinais de que as diferenças com o cofundador Ilya Sutskever não foram resolvidas.

O episódio destacou os perigos potenciais de uma tecnologia que poderia remodelar vastas áreas da indústria, ao mesmo tempo que reforçava as capacidades militares.

Publicidade

“Desta vez é diferente”, disse Altman, falando sobre a rápida evolução da IA ​​em comparação com revoluções tecnológicas anteriores, desde o celular até à Internet. “E é um pouco assustador, com certeza”. Altman disse que a OpenAI “saltou neste tornado que não parou”. Ele anunciou que ele e John Hope Bryant, o fundador da organização Hope, co-presidirão um novo conselho de ética de IA com sede em Atlanta.

“As pessoas ficam muito ansiosas e eu entendo isso”, disse Altman a Bryant no palco. “Eles precisam de uma pessoa para projetar isso e, infelizmente, por um tempo eu serei essa pessoa. E está tudo bem.”

© 2023 Bloomberg LP