Publicidade
SÃO PAULO – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta quarta-feira (1) o lançamento do aplicativo “Apuração 2014”, que já está disponível para smartphones e tablets com sistema IOS e Android de graça. Por meio do app, no domingo será possível acompanhar em tempo real a apuração das urnas eletrônicas tanto para presidente quanto os outros cargos. Segundo o Tribunal, o aplicativo se soma aos já existentes “Divulga” (para download no computador) e o “DivulgaWeb” (pelo site do TSE), ambos também para acompanhar a apuração.
Pelo “Apuração 2014″ será possível acompanhar os dados de apuração de todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, ou seja, quem quiser pode olhar os dados gerais ou separar apenas de um candidato específico. O aplicativo também irá destacar assim que um candidato puder ser considerado eleito ou estiver garantido no segundo turno.
O eleitor pode, ainda, selecionar a abrangência que deseja acompanhar a apuração. Por exemplo, poderá selecionar o item “Brasil” para acompanhar a votação de presidente ou então clicar no estado de preferência no mapa do aplicativo para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O TSE destaca que “o candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. Os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A)”.
“Em virtude da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) do próximo domingo (5), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional”, explicou o TSE em seu site. Para os outros cargos, o Tribunal afirmou que a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando-se o horário local.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.