Publicidade
SÃO PAULO – O presidente dos EUA, Donald Trump, fechou na noite da última segunda-feira (30) acordos preliminares com Brasil, UE (União Europeia), Argentina, Austrália, México e Canadá para prorrogar até o dia 1º de junho a suspensão da sobretaxa de importação sobre o aço (25%) e o alumínio (10%).
No memorando sobre a decisão, Trump diz que determinou os meios necessários e adequados para enfrentar a ameaça à segurança nacional representada pelas importações de aço e de alumínio da Argentina, da Austrália e do Brasil. Nestes três casos, o acordo envolve cotas de importação. Segundo o presidente norte-americano, as discussões “serão mais produtivas se os produtos desses países permanecerem isentos das tarifas, até que os detalhes possam ser finalizados e implementados”.
“Em todas essas negociações, o governo está focado em cotas que restringirão as importações, impedirão o transbordo e protegerão a segurança nacional”, disse a Casa Branca via comunicado após a decisão de Trump. O presidente ressaltou que não é necessário definir uma data de expiração para as isenções, mas “se os meios alternativos satisfatórios não forem finalizados em breve, considerarei uma nova imposição das tarifas”.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.