BC da Turquia acelera corte de juros, mesmo com inflação em patamar recorde

Inflação atingiu 83,45% em setembro em termos anuais, a mais alta desde 1998; em agosto, TCMB já havia reduzido a taxa de juros em 1 ponto

Roberto de Lira

Publicidade

O comitê de política monetária do Banco Central da Turquia (TCMB) decidiu nesta quinta-feira reduzir a taxa básica de juros, de 12% para 10,5% anuais. A decisão foi tomada apesar de a inflação no país ter atingido 83,45% em setembro em termos anuais, a mais alta desde 1998. Em agosto, o Banco Central já havia cortado a taxa em 1 ponto porcentual.

Em comunicado, a autoridade monetária disse que avalia tomar uma decisão similar na próxima reunião e, então, encerrar o atual ciclo de baixa.

Para o TCMB, o atual aumento da inflação é impulsionado pelos efeitos defasados e indiretos da elevação dos custos de energia resultantes de desenvolvimentos geopolíticos (a guerra na Ucrânia).

Continua depois da publicidade

Portanto, é uma formação de preços não apoiada por fundamentos econômicos, mas por choques negativos de oferta causados pelo aumento dos preços globais de energia, alimentos e commodities agrícolas.

“O Comitê espera que o processo de desinflação seja iniciado com base nas medidas tomadas e implementadas de forma decisiva para fortalecer a estabilidade financeira e de preços sustentável, juntamente com a resolução do conflito regional em curso”, diz o comunicado.

O TCMB diz que continuará a usar todos os instrumentos disponíveis até que os indicadores apontem para uma queda permanente da inflação e que a meta de médio prazo de 5% seja alcançada.