Os documentos para declarar o Imposto de Renda 2022
DOCUMENTOS QUE VOCÊ PRECISA TER EM MÃOS PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA
O prazo para a declaração do Imposto de Renda começa no dia 07 de março e os contribuintes tem até 29 de abril para enviar os documentos e prestar contas com a Receita Federal.
O contribuinte que não quiser deixar a declaração para última hora, pode reunir os documentos para prestar contas à Receita Federal. A seguir separamos parte dos que são necessários:
Para quem não está fazendo a declaração pela primeira vez, é importante ter em mãos o número do recibo da declaração de 2021, referente aos rendimentos de 2020.
Além disso, para todos, é preciso ter uma série de documentos pessoais em mãos: · CPF; · Comprovante de endereço; · Título de eleitor; · Última declaração (se houver); · N° de conta e agência para receber restituição; · Nome, CPF e data de nascimento de dependentes, alimentandos e cônjuge (se houver).
Informes de Rendimento
É necessário ter de: · instituições financeiras (bancos e corretoras); · de todas as fontes pagadoras de 2021; · do cônjuge, se a declaração for conjunta; · dos dependentes (se houver); · entidade de previdência complementar (se houver); · e o comprovante do carnê-leão e dos DARFs pagos (se houver).
As empresas e instituições financeiras têm até o dia 28 de fevereiro para enviar os informes de rendimentos e comprovantes de 2021.
Algumas despesas são dedutíveis do IR – como gastos com educação, saúde, previdência e pensão alimentícia. Contribuintes que venderam bens de valor em 2021 devem buscar contratos, escrituras, notas fiscais e outros recibos que correspondam à transação.
Tire suas dúvidas sobre os documentos necessários nessa matéria do InfoMoney