3 investimentos de renda fixa que rendem até 50% acima da poupança

Por muitos anos, a poupança foi a principal aplicação dos brasileiros. Mas com os juros nas alturas, é cada vez mais difícil defender o investimento na caderneta – já que há alternativas na renda fixa com segurança equivalente e retorno bem mais alto.

O rendimento da poupança muda de acordo com o nível da Selic. Quando ela está acima de 8,5% ao ano – como é o caso atualmente – a remuneração da caderneta é fixa: 0,5% ao mês mais a variação da TR (Taxa Referencial).

Nos próximos 12 meses, a poupança renderá 8,27%, segundo cálculos de José Carlos Luxo, professor de Finanças do Insper. Como isso compara a outros investimentos de renda fixa disponíveis no mercado?

CDBs que ofereçam retorno a partir de 14,72% ao ano têm um rendimento 50% maior do que o da poupança, segundo Luxo. Descontando Imposto de Renda de 15%, a taxa líquida seria de 12,51% ao ano.

Um giro pelas plataformas de investimentos na primeira semana do mês mostrava várias opções de CDBs com taxas próximas ou superiores a essa. Um CDB prefixado com vencimento em 2026 da Riachuelo oferecia 17% ao ano e outro, para 2025, 14% anuais.

LCI ou LCA também podem ser vantajosas, pois são isentas de Imposto de Renda. Para ter um rendimento 50% superior ao da poupança, as letras precisariam oferecer uma remuneração de 12,51% ao ano.

LCAs e LCIs de instituições como Sicredi e ABC Brasil ofereciam taxas a partir de 12% ao ano na primeira semana de novembro, para investimentos com prazos que variavam de um a sete anos.

Quais são os riscos dos investimentos de renda fixa em relação aos da poupança? Confira na reportagem