PT e PSB oficializam apoio à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados

Anúncio ocorre no momento em que Lula tenta construir sua base para a próxima legislatura e as siglas aliadas buscam garantir postos de destaque na casa

Marcos Mortari

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em Brasília (Foto: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados)

Publicidade

A federação partidária formada por PT, PC do B e PV, além do PSB, anunciaram, nesta terça-feira (29), que vão apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. As legendas integram o núcleo duro da coalizão formada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Juntas, elas terão 94 dos 513 assentos na casa legislativa.

O movimento ocorre num contexto de dificuldades para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Congresso Nacional. O texto visa abrir espaço orçamentário fora do teto de gastos para viabilizar o Bolsa Família (programa que será retomado no lugar do Auxílio Brasil) de R$ 600,00 mensais e adicional de R$ 150,00 a famílias com crianças de até seis anos, além de outras promessas de campanha de Lula.

O anúncio também ocorre no momento em que o presidente eleito tenta construir sua base para a próxima legislatura e as siglas aliadas buscam garantir postos na Mesa Diretora e posições de comando em comissões fundamentais na Câmara dos Deputados − caso da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o deputado Reginaldo Lopes (MG), líder do PT na casa legislativa, a ideia é formar um bloco partidário para servir como base para Lula. Além dos partidos que já aderiram, há tratativas com siglas como União Brasil, MDB, PSD e Podemos. As quatro somarão 155 assentos na casa a partir de fevereiro de 2023 − o equivalente a 30% do total.

“Nós iniciaremos hoje ainda um amplo debate com um conjunto de partidos que compõem hoje a transição do governo, compõem com o presidente Lula uma futura base, aproximadamente já são 15 partidos, a possibilidade de construir um bloco de governabilidade, mas esse é um debate que ainda vamos iniciar”, afirmou o parlamentar.

O movimento marca uma virada difícil de ser prevista alguns meses atrás, quando Lira declarava apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto. Em críticas ao chamado “orçamento secreto”, Lula chegou a entrar em rota de colisão com o deputado durante a campanha eleitoral. Mas os dois abriram um canal de diálogo pouco tempo após o resultado do pleito.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.