Publicidade
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ingressou, nesta quinta-feira (8), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na peça, a sigla, que tem o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, alega que o mandatário cometeu abuso de poder político e econômico nos atos de celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, na última quarta-feira (7).
Leia também: Bolsonaro pode ter cometido crime eleitoral em atos do Dia da Independência, dizem advogados
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Segundo os requerentes, Bolsonaro usou o cargo para desvirtuar o evento de forma a promover sua candidatura à reeleição. Eles destacam que, embora a estrutura tenha sido montada com recursos públicos e transmissão pela TV Brasil, o presidente pediu votos e conclamou apoiadores a convencerem outras pessoas a votar nele.
“O evento foi desvirtuado apenas para satisfazer os interesses da campanha eleitoral dos investigados [o presidente Jair Bolsonaro e o vice em sua chapa, o general Walter Braga Netto], sem ao menos voltar-se aos fins que se destinava”, alegam.
Ne peça, os requerentes reproduzem o discurso proferido por Bolsonaro em cima de trio elétrico, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e o comparam com outras falas do candidato durante a campanha.
Continua depois da publicidade
“Por ser um ato público destinado a louvar um fato histórico para o país, o evento não poderia ter sido transformado em um palanque eleitoral, com a utilização de toda estrutura custeada com dinheiro público. Cite-se, por relevante, que, para a realização do evento cívico comemorativo, foram gastos cerca de R$ 3.380.000,00”, dizem no documento.
Os requerentes pedem que seja declarada a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto para as eleições presentes e as que se realizem nos 8 anos subsequentes, bem como a cassação de registro ou diploma de ambos.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.