Publicidade
SÃO PAULO – Sondagem realizada pela XP Investimentos com 87 investidores institucionais entre os dias 28 e 31 de janeiro reforça a visão também no mercado de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL) serão eleitos, respectivamente, presidentes da Câmara e do Senado nesta sexta-feira (1).
Os entrevistados veem 85% de chances de Maia se reeleger no comando da Câmara. Já na disputa para o Senado, Renan Calheiros teria 60% de probabilidade de voltar a presidir a Casa.
O período de coleta antecedeu a decisão do MDB de lançar Renan como candidato do partido, que ocorreu na noite da última quinta-feira (31). Por sete votos a cinco, a bancada do MDB resolveu indicar Renan em vez da senadora Simone Tebet (MDB-MS), para disputar a presidência do Senado.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Para eleição da presidência da Câmara em primeiro turno, é necessária maioria absoluta – o correspondente aos votos de 257 deputados. Se ninguém atingir esse número, há um segundo turno com os dois mais votados. A eleição dos demais integrantes da mesa só ocorre quando o presidente é eleito. As notícias dos últimos dias apontam que Maia já deve “liquidar a fatura” no primeiro turno.
No Senado, a votação para escolha do presidente ocorre logo após a reunião de posse dos senadores e deve ser mais acirrada. A previsão é que a primeira votação seja realizada por volta das 18h e a expectativa é de que haja segundo turno dado o grande número de candidatos.
Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta de investimentos na XP.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.