Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (5) mostra estabilidade na corrida pelo Planalto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44%, mesmo percentual visto há uma semana. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou de 32% para 31%.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% das intenções de voto, ante 7% na pesquisa anterior, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) tem 4%, um ponto percentual a mais que o registrado no último levantamento feito pelo instituto.
Leia também:
- Pesquisas eleitorais são confiáveis? Conheça as diferentes metodologias
- Ipec realiza pesquisas eleitorais em domicílio: entenda como a pesquisa é feita
Felipe d’Avila (Novo) manteve 1% das intenções de voto. Já Soraya Thronicke (União Brasil), que não tinha conseguido chegar a 1% na semana passada, agora aparece com 1%.
José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não chegaram a atingir 1% nesta pesquisa.
Não sabem ou não responderam somaram 5% dos respondentes (eram 6% na semana passada). Brancos e nulos foram 6%, ante 7% na pesquisa anterior.
O Ipec explicou que manteve Roberto Jefferson no levantamento porque, quando as entrevistas foram feitas, o nome do então candidato pelo PTB ainda não tinha sido barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A sigla já indicou Padre Kelman para substituir Jefferson na disputa pela Presidência da República.
O Ipec ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro, em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O índice de confiança é de 95%, o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00922/2022.
Segundo turno e espontânea
Em cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente oscilou para cima, indo de 50% na pesquisa anterior para 52% agora. Já o atual presidente foi de 37% para 36%.
As duas variações estão dentro da margem de erro do levantamento. O Ipec não testou outros cenários para eventual segundo turno entre candidatos de outras siglas.
Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não oferece opções de escolha ao entrevistado, Lula ficou com 42%, ante 40% na semana passada, enquanto Bolsonaro oscilou de 31% para 30%.
Ciro Gomes subiu de 4% para 5%, enquanto a senadora Simone Tebet manteve 2% nos dois levantamentos. Felipe d’Ávila, Leonardo Péricles, Pablo Marçal, Soraya Thronicke e José Maria Eymael não chegaram a alcançar 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea.
Roberto Jefferson, Sofia Manzano e Vera Lúcia não foram citados pelos respondentes neste levantamento. Brancos e nulos somaram 7%, ante 9% na semana passada. Não sabem ou não responderam ficaram em 13%, frente a 14% na pesquisa anterior.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.