Lula diz que criará Ministério da Pequena e Média Empresa

Afirmação foi feita em meio a negociações com o "centrão" por mais espaços ao grupo na Esplanada dos Ministérios em troca de apoio no Congresso

Marcos Mortari

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (29), durante seu programa semanal “Conversa com o Presidente”, que criará o Ministério da Pequena e Média Empresa.

A pasta é um dos pontos em negociação entre o Palácio do Planalto e lideranças do “centrão” no âmbito da reforma ministerial prometida pelo mandatário em troca de maior apoio ao governo no Congresso Nacional e que sofreu sucessivos adiamentos nas últimas semanas.

Ao justificar a criação de uma nova pasta na Esplanada dos Ministérios, Lula destacou a importância da geração de empregos com carteira assinada, mas disse que o governo também precisa olhar com mais atenção para os brasileiros que desejam empreender.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Neste ano, possivelmente, a gente vai chegar a 2 milhões de empregos criados com carteira assinada ou mais. Esse é o emprego que vale. Mas nós também sabemos que tem muita gente que não quer carteira assinada. Está cheio de gente que está querendo ser empreendedor individual, coletivo”, disse.

“Então, estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais, para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente, que precisa de crédito e oportunidade”, continuou.

“Quero valorizar muito os empreendedores, as cooperativas, a pequena e média empresa, porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país. E quanto melhor estiver a pequena empresa, melhor está a grande empresa, melhor está o salário e a vida do povo. É um ciclo”, argumentou.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.