Fávaro espera estender também para a União Europeia modelo de regionalização da gripe aviária

Dessa forma, eventuais focos da doença representariam apenas a suspensão da unidade federativa e não o fechamento do mercado brasileiro

Estadão Conteúdo

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Publicidade

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, espera estender à União Europeia o modelo de regionalização para eventuais ocorrências de gripe aviária em produção comercial no Brasil formalizado ontem entre Brasil e Reino Unido. “É um grande avanço e um balizamento por ser o Reino Unido. Tenho certeza que a partir disso vamos ampliar (este protocolo) para toda a comunidade europeia e outros parceiros comerciais brasileiros”, disse o ministro em vídeo nas redes sociais.

“Nesse sentido, também estamos trabalhando na modernização do protocolo com o Japão, grande parceiro comercial, onde estaremos nos próximos dias para modernizar e garantir tranquilidade nas relações comerciais da carne de frango.”

A regionalização prevê que, em caso de confirmação de focos de influenza aviária em granjas comerciais, cada Estado passa a trabalhar de forma independente, o que significa que eventuais focos da doença em plantéis comerciais representariam apenas a suspensão da unidade federativa e não o fechamento do mercado de todo produto avícola brasileiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.