O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, às 11h40 (de Brasília), o segundo boletim de ocorrência deste primeiro turno das Eleições 2022, com informações sobre a substituição de urnas.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Até o momento, foram substituídas 1.420 urnas, ou 0,27% do total. Em nenhuma seção foi necessária votação manual.
Mais de 156 milhões de eleitores participam deste primeiro turno das Eleições 2022. Ao todo, foram preparadas 472.075 urnas para votação e outras 63.185 ficam de contingência, segundo o TSE.
Pela primeira vez, todas as seções eleitorais no Brasil funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes se adequaram ao horário da capital federal, e abriram a votação mais cedo — veja quais são aqui.
O que levar
No momento da votação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade (RG), passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho (CTPS) ou carteira nacional de habilitação (CNH).
Você também deve levar o título de eleitor. É possível votar apenas com o e-Título, a versão digital do título de eleitor, mas só para aqueles que já fizeram o cadastro da biometria. Quem não tiver feito a biometria ainda, deverá apresentar algum dos documentos com foto citados anteriormente.
O download do e-Título não está disponível neste domingo (2). A emissão do e-Título pelo app deveria ter sido feita até ontem (1º).
Certidões de nascimento ou de casamento não valem como documento oficial, e não serão aceitas pelo mesário no dia da votação.
Leia também:
- Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
- Como funciona a urna eletrônica?
- O que devo levar para votar e o que é proibido/permitido na seção eleitoral?
- Quais são os cargos para votar nas eleições 2022?
- Conheça as propostas para a economia dos candidatos à Presidência
O que não é permitido
O TSE proibiu o uso de celulares, máquina fotográfica, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer outro tipo de instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo desligados.
Esses objetos devem ser entregues aos mesários enquanto você estiver votando. Quem se recusar poderá ser impedido de votar.
Mas, para facilitar a vida do eleitor, que não vai poder olhar no celular os números de seus candidatos na hora de registrar o voto, o TSE criou a cola eleitoral virtual.
Nela, você pode anotar no próprio site do TSE os números dos candidatos que irá votar, na ordem exata em que vão aparecer na urna eletrônica, imprimir e levar para a cabine de votação.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.