Publicidade
SÃO PAULO – O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (8) e virou réu na Justiça Eleitoral por corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral, segundo a emissora GloboNews. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Rio e aceita pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau.
A operação ocorre a menos de 20 dias do início do período de campanha pelas eleições municipais. Eduardo Paes é pré-candidato e aparece como líder nas pesquisas de intenção de voto para a capital fluminense.
Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito, na zona sul do Rio. Segundo reportagem da GloboNews, a Procuradoria-Geral do Município do Rio afirma ter encontrado “elementos indicativos de que valores oriundos dos cofres públicos do Município foram desviados”.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O juiz Flávio Itabaiana, responsável pelo processo, é o mesmo que atuou no caso das “rachadinhas” envolvendo o gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) à época em que o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) era deputado estadual na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
Conta a reportagem que Itabaiana também aceitou uma denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e tornou Paes e outros quatro investigados réus por crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Em nota, a defesa de Eduardo Paes disse que a busca em sua casa “foi uma tentativa clara de interferência do processo eleitoral”. Os advogados dizem que não tiveram acesso aos termos da denúncia e que irão se pronunciar quando souberem dos detalhes do processo.
Continua depois da publicidade
O fato de ter virado réu não impede Paes de disputar a eleição – a lei da Ficha Limpa apenas veda candidaturas de condenados por decisão de órgão colegiado. O caso, porém, traz impactos à imagem do candidato e pode influenciar na disputa pela prefeitura do Rio.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.