Bolsonaro diz que Forças Armadas terão reuniões com TSE “para convencer” sobre propostas para eleição

Presidente, que vem colocado em dúvida a inviolabilidade das urnas eletrônicas, reassegurou que ocorrerão “eleições limpas”

Reuters

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

(Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro manifestou a expectativa, nesta quinta-feira, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolha sugestões de equipe das Forças Armadas que integra comissão de transparência das eleições nas próximas reuniões do grupo.

O presidente, que vem em reiteradas ocasiões colocado em dúvida a inviolabilidade das urnas eletrônicas e a segurança do sistema eletrônico de votação, reassegurou que ocorrerão “eleições limpas” neste ano.

“Com toda a certeza haverá mais reuniões com o TSE para convencer que as sugestões das Forças Armadas deveriam ser acolhidas”, disse Bolsonaro em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na quarta-feira, Bolsonaro cobrou o TSE a responder as sugestões apresentadas pelas Forças Armadas para as eleições, incluindo que os militares também possam contar os votos.

O TSE, por sua vez, já se posicionou, em resposta formal de 700 páginas às Forças Armadas, reafirmando a segurança e confiabilidade do sistema eletrônico de votação. No documento enviado ainda em fevereiro, a corte assegurou que as urnas eletrônicas do país são seguras independentemente de quem seja o fornecedor dos componentes. A resposta foi dirigida a representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições (CTE).

Na segunda-feira, o TSE anunciou um plano com diretrizes e medidas de ampliação da transparência das eleições, acatando sugestões de universidades, de parlamentares, das Forças Armadas e da OAB, entre outras instituições que participam do CTE, envolvendo códigos-fonte das urnas, e até mesmo o processo de fiscalização dos equipamentos e apuração dos votos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.