Publicidade
SÃO PAULO – O deputado federal Arthur Maia (PPS-BA) anunciou nesta segunda-feira (9) que o PPS, Solidariedade, PMDB, PSDB, DEM e PSC vão protocolar ainda hoje pedido de cassação do mandato do presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), na representação no Conselho de Ética da Câmara. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Minutos depois, o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM), confirmou que o partido vai pedir cassação do mandato nesta tarde.
Além disso, a coluna Radar, da Veja, disse que a bancada do PP vai votar na terça-feira a expulsão de Waldir Maranhão. A decisão ocorreu após reunião entre presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB). O líder vai convocar uma reunião da bancada da Câmara para esta terça-feira, às 10h.
Para os partidos que pedirão a cassação do deputado, Maranhão quebrou decoro parlamentar ao cometer “abuso de autoridade” com a decisão de anular a votação do impeachment. A decisão foi tomada por Maranhão nesta segunda-feira. Segundo o deputado Maia, os presidentes dos seis partidos citados já foram contatados e se comprometeram em assinar a representação contra Maranhão. Ele não descarta que mais legendas possam aderir ao pedido.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
O primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur, disse nesta tarde a jornalistas que os deputados se reunirão amanhã às 11h (horário de Brasília) para discutir a atitude de Maranhão. Segundo ele, Maranhão tem de respeitar a decisão da Câmara. “A meu ver, foi ato de improbidade administrativa, cabe recurso ao Conselho de Ética. A mesa da Câmara não concorda com o que Maranhão fez”, disse.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.